Proposta etnopedagógica para a identidade cultural e a sustentabilidade territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8321

Palavras-chave:

identidade cultural, Chagra, sustentabilidade, etnoeducação, conhecimento ancestral

Resumo

A pesquisa aborda o problema da formação profissional nas comunidades Yanakuna, caracterizada pela falta de continuidade educacional, pelo enfraquecimento do conhecimento ancestral e pela perda da identidade cultural. O principal objetivo é propor diretrizes etnopedagógicas que integrem o conhecimento ancestral e o conhecimento contemporâneo no contexto do Chagra Yanakuna. A estrutura teórica baseia-se nos postulados do diálogo de saberes e nas abordagens etnográficas que nos permitem compreender as práticas culturais a partir da perspectiva das comunidades. A metodologia empregada é qualitativa, usando técnicas como observação participante, entrevistas em profundidade e grupos focais para reunir experiências e percepções dos Yanakunas. Os principais resultados incluem a criação de módulos pedagógicos que abordam questões como interculturalidade, autonomia, gestão sustentável dos recursos naturais e cosmovisão ancestral, promovendo a aprendizagem significativa e fortalecendo a identidade cultural yanakuna. Em conclusão, as diretrizes propostas buscam revitalizar o conhecimento ancestral, capacitar as comunidades para enfrentar os desafios contemporâneos e, ao integrar esse conhecimento, contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e da sustentabilidade territorial.

Biografia do Autor

  • Hugo-Alexander Semanate-Quiñonez, SENA

    Doctor en Desarrollo Sostenible. Director ejecutivo y Líder grupo de investigación Muyu Kawsay Yachay "Semilla del saber y el conocimiento". Director ejecutivo de Cedesur de Colombia, 

  • Natali Johanna Santacruz Moreno , Cedesur de Colombia

    Tecnologo en Gestion Logistica. Investigadora junior - Muyu Kawsay Yachay "Semilla del saber y el conocimiento". Cedesur de Colombia.

Publicado

03/11/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático “Investigación educativa y el desarrollo social sostenible en América Latina y el Caribe”

Como Citar

Proposta etnopedagógica para a identidade cultural e a sustentabilidade territorial. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8321. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8321