Proposta etnopedagógica para a identidade cultural e a sustentabilidade territorial
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8321Palavras-chave:
identidade cultural, Chagra, sustentabilidade, etnoeducação, conhecimento ancestralResumo
A pesquisa aborda o problema da formação profissional nas comunidades Yanakuna, caracterizada pela falta de continuidade educacional, pelo enfraquecimento do conhecimento ancestral e pela perda da identidade cultural. O principal objetivo é propor diretrizes etnopedagógicas que integrem o conhecimento ancestral e o conhecimento contemporâneo no contexto do Chagra Yanakuna. A estrutura teórica baseia-se nos postulados do diálogo de saberes e nas abordagens etnográficas que nos permitem compreender as práticas culturais a partir da perspectiva das comunidades. A metodologia empregada é qualitativa, usando técnicas como observação participante, entrevistas em profundidade e grupos focais para reunir experiências e percepções dos Yanakunas. Os principais resultados incluem a criação de módulos pedagógicos que abordam questões como interculturalidade, autonomia, gestão sustentável dos recursos naturais e cosmovisão ancestral, promovendo a aprendizagem significativa e fortalecendo a identidade cultural yanakuna. Em conclusão, as diretrizes propostas buscam revitalizar o conhecimento ancestral, capacitar as comunidades para enfrentar os desafios contemporâneos e, ao integrar esse conhecimento, contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e da sustentabilidade territorial.
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