Puxirum, currículo e formação de professores nas Amazônias
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8338Palavras-chave:
Amazônia, currículo, formação de professores, educação do campoResumo
O estudo apresenta reflexões sobre o currículo e a formação de professores e professoras nas Amazônias, tomando como referência a metodologia do puxirum, que tem sua origem em uma prática de trabalho coletivo vivenciada por muitos povos originários e tradicionais das Amazônias, e utilizada como estratégia de produção da existência e de resistência nos seus territórios de origem. O estudo orientou-se por uma abordagem qualitativa, com fundamentação nas referências de educação do campo, das águas e das florestas, e de estudos realizados por Vasconcelos (2017), Albarado (2023), Hage (2018), Freire (1980, 1996, 2005) dentre outros autores que têm contribuído para amazonizar os currículos da formação de professores e professoras, aprendendo com a pluriversidade de povos das Amazônias com seus saberes do trabalho, das culturas e da natureza. Os resultados apontam para a importância do reconhecimento e valorização dos saberes da produção da existência dos povos tradicionais e camponeses nos processos de elaboração do currículo e da formação de professores e professoras que atuam nas escolas do campo, das águas e das florestas.
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