Puxirum, currículo e formação de professores nas Amazônias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8338

Palavras-chave:

Amazônia, currículo, formação de professores, educação do campo

Resumo

O estudo apresenta reflexões sobre o currículo e a formação de professores e professoras nas Amazônias, tomando como referência a metodologia do puxirum, que tem sua origem em uma prática de trabalho coletivo vivenciada por muitos povos originários e tradicionais das Amazônias, e utilizada como estratégia de produção da existência e de resistência nos seus territórios de origem. O estudo orientou-se por uma abordagem qualitativa, com fundamentação nas referências de educação do campo, das águas e das florestas, e de estudos realizados por Vasconcelos (2017), Albarado (2023), Hage (2018), Freire (1980, 1996, 2005) dentre outros autores que têm contribuído para amazonizar os currículos da formação de professores e professoras, aprendendo com a pluriversidade de povos das Amazônias com seus saberes do trabalho, das culturas e da natureza. Os resultados apontam para a importância do reconhecimento e valorização dos saberes da produção da existência dos povos tradicionais e camponeses nos processos de elaboração do currículo e da formação de professores e professoras que atuam nas escolas do campo, das águas e das florestas.

Biografia do Autor

  • Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

  • Edilson da Costa Albarado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas /CANOA e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias /GEPERUAZ/UFPA. Membro do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Floresta Paulo Freire/FOPINECAF.

  • Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Titular no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Referências

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Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático"Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

Como Citar

Puxirum, currículo e formação de professores nas Amazônias. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8338. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8338