Políticas de formação continuada de professores de Educação Física
uma análise de dissertações e teses (2014-2024)
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8365Palavras-chave:
formação continuada, educação física, políticasResumo
Este estudo exploratório analisou dissertações e teses produzidas entre 2014 e 2024, com o objetivo de investigar as tendências e lacunas na formação continuada de professores de Educação Física do ensino público brasileiro. A pesquisa se baseou em autores como Ost (2012), Bracht (2019), Batista (2015) e Imbernón (2009), que destacam a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicam uma diversidade de formatos e abordagens nas iniciativas de formação, mas também revelam desafios como a falta de recursos, a desconexão entre teoria e prática, a sobrecarga de trabalho dos professores, a falta de incentivos, entre outros. Embora a formação continuada tenha contribuído para a reflexão crítica e a reconstrução da identidade profissional dos docentes, ainda há lacunas a serem preenchidas, especialmente na região Norte do país. A pesquisa evidencia a necessidade de aprofundar os estudos sobre a formação continuada de professores de Educação Física, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas nessa área.
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