A Formação Continuada de Professores e o Desenvolvimento Profissional
concepções teóricas do papel fundamental da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8428Palavras-chave:
formação continuada de professores, desenvolvimento profissional, formação centrada na escolaResumo
A Formação Continuada de professores se constitui uma atividade intrínseca ao desenvolvimento profissional docente, o que requer sempre novas necessidades de conhecimentos. Nesse contexto, diferentes tendências apresentam-se como possibilidades para o processo formativo dos professores. Partindo desse entendimento, o presente artigo tem como objetivo retomar diferentes conceitos de formação a partir dos estudos de Marin ( 1995) , bem como tendências de formação apresentadas por Nóvoa (1992) e Imbernón (2000). Trata-se de um levantamento bibliográfico com base em obras da literatura nacional e internacional.Os resultados evidenciam que termos como treinamento, reciclagem , aperfeiçoamento e capacitação não coadunam com as dimensões que se postula para a formação dos professores. Revelam também que a formação na pespectiva do desenvolvimento profissional, levando em conta as dimensões pessoal, profissional e organizacional e como centrada na escola, com base nas necessidades e possiblidades dos professores , apresentam avanços condizentes com as demandas docentes . Conclui-se, portanto, que a formação de professores entendida como um continuum , precisa, sempre que necessário, ser construída e ressignificada, para estar no compasso das mudanças exigidas no âmbito educacional.
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