Currículo, Culturas e Conhecimento: articulando os saberes nas Amazônias
apresentação do Dossiê Temático
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8680Palavras-chave:
Amazônias, culturas amazônidas, currículo, saberes tradicionaisResumo
O texto apresenta o Número Temático Currículo, Culturas e Conhecimento: articulando os saberes nas Amazônias como um conjunto de reflexões críticas às políticas e práticas de currículo que tendem a assimilar os valores e os conhecimentos das culturas dos povos amazônidas, mediante políticas de controle curricular. A Edição é fruto de uma parceria entre duas professoras pesquisadoras no campo do currículo em contextos amazônidas, uma da Universidade Federal de Rondônia e outra da Universidade Estadual de Roraima, e problematiza a lógica neoliberal e centralizadora impressa nas políticas no cenário nacional. A seção inicial contextualiza as particularidades dos contextos socioculturais amazônidas. A segunda seção enfatiza críticas às políticas centralizadoras e traz uma defesa por currículos produzidos a partir dos valores, conhecimentos e culturas dos sujeitos que habitam as Amazônias e destaca os artigos da Edição como parte de uma atuação militante de pesquisadores.
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