Currículo, Culturas e Conhecimento: articulando os saberes nas Amazônias

apresentação do Dossiê Temático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8680

Palavras-chave:

Amazônias, culturas amazônidas, currículo, saberes tradicionais

Resumo

O texto apresenta o Número Temático Currículo, Culturas e Conhecimento: articulando os saberes nas Amazônias como um conjunto de reflexões críticas às políticas e práticas de currículo que tendem a assimilar os valores e os conhecimentos das culturas dos povos amazônidas, mediante políticas de controle curricular. A Edição é fruto de uma parceria entre duas professoras pesquisadoras no campo do currículo em contextos amazônidas, uma da Universidade Federal de Rondônia e outra da Universidade Estadual de Roraima, e problematiza a lógica neoliberal e centralizadora impressa nas políticas no cenário nacional. A seção inicial contextualiza as particularidades dos contextos socioculturais amazônidas. A segunda seção enfatiza críticas às políticas centralizadoras e traz uma defesa por currículos produzidos a partir dos valores, conhecimentos e culturas dos sujeitos que habitam as Amazônias e destaca os artigos da Edição como parte de uma atuação militante de pesquisadores.

Biografia do Autor

  • Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf.) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). 

  • Leila Maria Camargo, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

    Pós-Doutora em Educação pela UFPA-PROCAD Amazônia. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e professora da Educação Básica do Estado de Roraima. 

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Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático"Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

Como Citar

Currículo, Culturas e Conhecimento: articulando os saberes nas Amazônias: apresentação do Dossiê Temático. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8680. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8680