O memorial de formação como atividade metacognitiva de pedagogas recém-formadas

o caso do IFESP/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8784

Palavras-chave:

memorial de formação, atividade metacognitiva, representações mentais, pedagogas recém-formadas

Resumo

O Memorial de Formação, enquanto gênero acadêmico consiste em ser um instrumento que pode possibilitar ao profissional de educação ou de outra área, a revisitação da memória e com isso pode vir a ressignificar algumas lembranças para com essas estabelecer em sua narrativa uma relação entre a formação escolar, profissional e acadêmica, considerando as teorias estudadas e as experiências vividas em contato com o conhecimento humano e profissional. Nesse estudo qualitativo, nosso o objetivo geral consistiu em identificar as representações mentais que se enunciam nos memoriais de formação de pedagogas recém-formadas no ano de 2020 do IFESP/RN, em relação à revisitação de suas memórias como atividade metacognitiva. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental, cujos instrumentos de coleta de dados foram cinco memoriais de formação de pedagogas recém-formadas do IFESP/RN. Os resultados demonstram as representações mentais dessas profissionais, cujas lentes se direcionam para o desejo de elas terem como sonho formar-se pedagogas diante de adversidades vividas. Também revelou o Memorial de Formação como um potente instrumento autorreflexivo e autoformativo para que o sujeito – no caso, as cinco pedagogas - possa (re)pensar sobre o seu próprio desenvolvimento profissional e trajetória acadêmico-profissional. Por fim, os discursos das pedagogas revelaram a escolha pela profissão docente como uma estratégia de potencializar seu ingresso/aperfeiçoamento no mercado de trabalho, se tendo, por conseguinte, repercussões financeiras.

Biografia do Autor

  • Rozicleide Bezerra de Carvalho, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy

    Fez Pós-Doutorado em Linguagens pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN; Dra. em Educação e Ma. em Ensino de Ciências Naturais e Matemática; Bacharel em Ciências Biológicas (Zoologia) pela mesma instituição; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar (UnP); Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora Formadora do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy IFESP (lecionando nos cursos de Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática), Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente: ciência, linguagens e tecnologias da mesma instituição. Membra dos Grupos de Pesquisa: GEBAK (UFRN), GEPPESP (UnB) e da Linha de Pesquisa: Educação, Representação e Formação Docente (UFRN). Membra do Comitê Territorial de Educação Integral do RN. Colaboradora da Secretaria Estadual de Educação do RN.

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Fez Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Brasil). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/Canoas) com período sanduíche (em ambas as formações) pela Universidade La Salle México (Ulsa/México). Coordenador do Curso de Graduação em Letras - Espanhol e Professor Assistente - Área de Educação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - Felcs. Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgITE/IMD), em Educação Escolar (PPGEEProf/Unir) e Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Educativa, Formação e Desenvolvimento Profissional (G-Pieford).

  • Betania Leite Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)e Mestra em Educação de Adultos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com adesão ao Programa de Professor Colaborador Voluntário-PPCV/UFRN. Líder da Rede Territórios Inteligentes e Sustentáveis nos âmbitos Social e Educativo (Tisse). Foi Presidente e Vice-Presidente da Anped. Foi Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Integrou o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES (CTC-EB). Coordenou entre 2018 e 2022 o Programa Prêmio Tese/Educação da CAPES; Coordenou o Prêmio Capes de Tese da Área de Humanidades (2023).

Referências

ANDRÉ, Marli; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: 34, 2016.

BARBIER, René. La recherche-formation existentielle. In: PINEAU, Gaston; JOBERT, Guy. Histoires de vie (Tomes 2). Paris: L’Harmattan. 1989.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARRILHO, Maria de Fátima Pinheiro. Tornar-se professor formador pela experiência formadora: vivências e escrita de si. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

CARVALHO, Rozicleide Bezerra de. Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

COSTA, Arthur. L. Mediating the metacognitive. Educational Leadership, v. 43, n. 3, p. 57-62, 1984. Disponível em: https://files.ascd.org/staticfiles/ascd/pdf/journals/ed_lead/el_198411_costa.pdf. Acesso em: 24 jun. 2025.

CELLARD, André. A Análise Documental. In: POUPART, Jean et al. (orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

FLAVELL, John H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906–911, 1979. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906. Acesso em: 25 jun. 2025.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FOUCAULT, Michael. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa-formação. 2002.

FREITAS, Henrique; JANISSEK, Raquel. Análise léxica e análise de conteúdo: técnicas complementares, sequenciais e recorrentes para exploração de dados qualitativos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAVILLE, Chistian, DIONNE, Jean. A construção do saber. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineli. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEITE, Francisco Tarcísio. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa: Monografia, Dissertações, Teses e Livros. Aparecida: Ideias & Letras, 2008.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; Aleksandr Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich (orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. p. 119-142.

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 2011. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A formação do formador na abordagem autobiográfica: a experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: Eduneb, 2006. p. 203-218.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Clementino de (orgs.) (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2008. p. 103-132.

PASSEGGI. Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação Biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (orgs.). Memórias, Memoriais: pesquisa e formação docentes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147- 156, maio/ago. 2011.

PINEAU, Guy.; LE GRAND, Jean-Louis. Les histoires de vie: Les histoires de vie que sais-je? Paris: PUF, 2002.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação – quando as memórias narram a história de Formação. São Paulo: Gráfica FE-Unicamp, 2005.

RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulinas, 2003.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: 34, 2019.

Downloads

Publicado

03/11/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático “Investigación educativa y el desarrollo social sostenible en América Latina y el Caribe”

Como Citar

O memorial de formação como atividade metacognitiva de pedagogas recém-formadas: o caso do IFESP/RN. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8784. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8784