O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO PRÁTICA REFLEXIVA E LIBERTADORA NAS LINHAS DA METODOGIA ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3427Palavras-chave:
ensino de filosofia, atividade reflexiva e libertadora, método ativo, produção de conceitos, autonomia da razãoResumo
O presente artigo tem como escopo analisar o ensino de Filosofia no ensino médio, tendo como fio condutor o método ativo de aprendizagem como prática a consubstanciar atividades intelectivas reflexivas que libertem o pensamento da mera ação de apreensão conceitual preestabelecida. Partindo da verificação que na relação ensino-aprendizagem, os discentes ocupam o espaço de meros receptáculos dos conteúdos previamente elaborados, e, com isso, o processo de reflexão, característica fundamental da Filosofia, recai em depreciação limitando o pensamento humano em mero aparelho reprodutivo. O presente trabalho está pautado em pesquisa bibliográfica onde apresenta-se as contradições do método de ensino tradicional que causa óbice à liberdade do pensamento para a práxis da atividade produtiva libertadora, problematizando tal atividade numa relação dialógica com determinados pensadores de ordem filosófica e docente. Trata-se, portanto, de promover uma investigação frente ao exercício da busca pelo conhecimento e criação de conceitos face ao mundo envolto por subjetividades e mudanças possibilitando aos discentes, o alcance da autonomia da razão.
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