AS CARTAS E ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS NA PERSPECTIVA DE PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Keywords:
História de vida, Jan Amos Comenius, Escrita De si.Abstract
Este trabalho tem por finalidade mostrar que Cartas, textos (auto) biográficos, memorial, diários, são fontes relevantes para a História da Educação. Portanto, são fontes históricas através das quais podemos entender nosso passado e pesquisá-lo. O estudo desses materiais na História da Educação chama atenção para alguns aspectos: a importância dos textos autobiográficos como fonte de pesquisa; a contribuição que estes estudos podem dar, dentre outras formas, para elucidar aspectos específicos de processos de formação; e também, como suporte para perceber elementos das trajetórias de intelectuais. O referencial teórico-metodológico é sustentado nos estudos de Mignot (2005; 2007), Nóvoa (1992), Catani (2006).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.