O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO

UMA POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO VIVIDO

Authors

  • Tatiane Silveira Alves Curso de Especialização de Educação do Campo pela Universidade Tuiuti

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3513

Keywords:

Educação do Campo, Ensino de Geografia, gestão do espaço vivido

Abstract

A pesquisa trata do Ensino da Geografia nos Anos Iniciais das Escolas localizadas no Campo no Município de Tijucas do Sul, Região metropolitana de Curitiba, e foi desenvolvida no Curso de Especialização em Educação do Campo da Universidade Tuiuti do Paraná. Tal estudo surgiu da necessidade de se refletir sobre as características e particularidades do grupo a que este se destina, considerando as conquistas em relação á Educação do Campo, a sua valorização ao longo da história e as perspectivas metodológicas a respeito do Ensino da Geografia. Teve como objetivo analisar as contribuições do ensino da Geografia para a Educação do Campo, bem como conhecer e analisar a realidade do Ensino Geográfico nos Anos Iniciais de escolas localizadas no campo. A fundamentação teórica utilizada em relação à Educação do Campo está baseada nos escritos de Arroyo (2007) que traz as concepções de Currículo e a organização curricular, Caldart (2009), que aborda o percurso da Educação do Campo numa perspectiva de lutas de classes e participação nos dias atuais, e de Freire (2002) que aponta para uma educação emancipatória. Para tratar do ensino da Geografia têm-se as contribuições de Straforini, (2004) sobre o ensino da geografia para os Anos Iniciais e o método totalidade- mundo e Calai (2000) tratando da compreensão da dinâmica espacial. Os resultados da pesquisa apontam que são diversos os fatores que interferem nas práticas educativas para o ensino da geografia nos Anos Iniciais e que este tem uma importante contribuição para a Educação do Campo, considerando-se que auxilia na leitura de mundo permitindo compreender a dinâmica do espaço social, propiciando uma formação numa perspectiva crítica e ativa para atuar na gestão do espaço vivido.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARROYO, Gonzales Miguel. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo / [Miguel Gonzáles Arroyo]; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

______. A Educação Básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 65-86.

BRASIL. Ministério de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª série. História e Geografia. Brasília: MEC, Sec. De Educação Fundamental, 1997.

______. Ministério da Educação.Resolução CNE/CNB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília DF, 2 de Dezembro de 2004.

______. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade / organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. 2007.135 p.

______. Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010.Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional da educação na Reforma Agrária- PRONERA. Diário oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 5 de Nov. 2010. Disponível:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 29 set. 2014.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.(Org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano.Porto Alegre: mediação 2000.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. In: Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009.

CASTROGIOVANNI, Antonio. Ensino da geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CNE.Resolução CNE/CEB 1/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de Abril de 2002.Seção 1, p. 32.

CRUZ, Rosana Aparecida. Reestruturação do projeto político–pedagógico das escolas municipais localizadas no campo no município de Tijucas do Sul. 223 p. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.

FERREIRA, N. S. C. Projeto Político-Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2003.

FIGUEIREDO, Tânia Maria Mares; MIRANDA, Suely Almeida Porto. Girassol saberes e fazeres do campo – Geografia & História. São Paulo: FTD, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GOULART, Lígia Beatriz. Aprendizagem e Ensino: uma aproximação necessária a aula de Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria. O Ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre. Ed.Ufrgs, 2011.

MUNARIM, Antônio. Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. 17f. In: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra

NETO, Luiz Bezerra. Educação do MST. Um encontro com o ruralismo pedagógico. In: http://revistaacervo.an.gov.br;seer;index.php/info/article/view;176. Acesso em: 20 ago. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo. Curitiba: SEED, 2006.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: O desafio da totalidade- mundo nas Séries Iniciais. São Paulo. Ed. Annablume, 2004.

TONINI, Ivaine Maria. O Ensino da Geografia e suas composições Curriculares / Org. Ivaine Tonini, Ligia Beatriz Goulart, Rosa Elizabete Martins, Antônio Carlos Castrogiovani, Nestor André Kaercher. Porto Alegre: Ufrgs, 2011.

VASCONCELOS, Celso do Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.

VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar. In: CASTANHO, M.E.L.;CASTANHO(Org.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico á prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

Published

22/10/2018

How to Cite

Alves, T. S. (2018). O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO VIVIDO. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 144–158. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3513