O CORPO NA CRECHE

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Aline Fernanda de Oliveira Município de Campo Magro – PR

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3514

Keywords:

representações sociais, corpo, educação infantil

Abstract

A pesquisa trata das Representações Sociais dos professores sobre o corpo na Educação Infantil, do município de Campo Magro. A pesquisa surgiu dos questionamentos a cerca de como tais professores (as) compreendem a temática da corporeidade dentro das creches. Sendo assim, definimos como objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar quais são as possíveis Representações Sociais sobre o corpo, no discurso e na prática dos professores e professoras de Educação Infantil de 0 a 3 anos, e como estes consideram os espaços vividos das crianças. Para tanto, foram aplicados questionários com vinte professores (as), com uma questão de associação livre de palavras e quatro questões abertas. A análise tanto da associação livre de palavras quanto das questões abertas proporcionou uma visão sobre a forma como os professores compreendem e convivem com o corpo da criança nos ambientes de Educação Infantil. Percebeu-se que há três Representações Sociais eminentes entre eles, o corpo em movimento, a dicotomia corpo - mente e a educação corporal, para a disciplinarização. Verificou-se ainda que há um processo de tentativa por parte dos professores em re-significar o corpo dentro da creche, porém, por outro lado, há resistência e manutenção de velhas práticas e condutas, que necessitam serem re-significadas, para que ocorra a transformação da representação banal para o universo reificado da ciência. Cabem novas pesquisas e questionamentos a cerca da formação destes profissionais, para um novo olhar sobre as rotinas estabelecidas dentro destas instituições. Os resultados apontados na pesquisa podem servir de base, para modificar as representações, no cotidiano das creches, trazendo um novo significado a corporeidade, considerando também o espaço vivido das crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aline Fernanda de Oliveira, Município de Campo Magro – PR

Curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Docente da Educação Infantil do Município de Campo Magro – PR.

References

ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina. (orgs). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998. P. 27-38.

BAUDRILLARD, Jean. A troca simbólica e a morte. São Paulo: Loyola, 1996.

COSTA, Cleusa Vieira Da. Representações Sociais sobre a Educação infantil- as vozes das professoras. 157 p. Dissertação de Mestrado- Faculdade de Humanidades e Direito. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo. 2009.

FIGUEIREDO, Marcio Xavier Bonirino. Corporeidade na escola: Brincadeiras, jogos e desenhos. 6 ed. Pelotas: Editora Universitária UFP e I, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. O nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 32 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade. Porto Alegre: v. 25, n. 2, jul./dez. 2000

MOSCOVICI, Serge. A representação social da Psicanálise. Petrópolis: Zahar, 2003.

OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. Corpo em movimento na Educação Infantil: concepções e saberes docentes que permeiam as práticas cotidianas. 135 p. Tese de Pós-Graduação. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: 2010.

PATRIOTA, Lucia Maria. Teoria das representações sociais: contribuições para a apreensão da realidade. Serviço Social em revista. Londrina: v. 10, n.01, 2007.

SANTANA, Denise Bernuzzi. É possível realizar uma história do corpo? In. SOARES, Carmen. (Org.). Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2001. P. 3-23

SILVA, Ana Márcia. Corpo, ciência e mercado- Reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo de felicidade. Campinas: Autores associados, 2001.

______. Elementos para compreender a modernidade do corpo numa sociedade racional. In. Cadernos Cedes. Campinas: Ano XIX. n.48, p.7-29, 2009.

Silva, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação .3ª ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SILVA, Mauricio Roberto da. Exercícios de ser criança. O corpo em movimento na Educação Infantil. In: ARROYO, Miguel; SILVA, Mauricio Roberto da. Corpo e Infância: Exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. P. 213-239.

STROPASOLAS, Valmir Luiz. Os significados do corpo nos processos de socialização de crianças e jovens do campo. In: ARROYO, Miguel; SILVA, Mauricio Roberto da. Corpo e Infância: Exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 153-183.

Published

22/10/2018

How to Cite

Oliveira, A. F. de. (2018). O CORPO NA CRECHE: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 159–174. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3514