ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE CURRICULUM OF RURAL SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF PORTO VELHO-RO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5937

Keywords:

environmental education, environmental curriculum, rural schools, Amazon

Abstract

The objective of the article is to analyze how Environmental Education is being inserted in the curricula of three rural schools in the city of Porto Velho. The methodology was theoretical-descriptive research, in the approach of historical- dialectical  materialism.  Six  directors,  three  coordinators  and  20  teachers participated in the interview. The results show Environmental Education is rarely addressed in the curricula of the investigated schools.

 

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Author Biographies

Bianca Morais Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Gênero e Diversidade Escolar, graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Tenho experiência na área de meio ambiente, educação ambiental, planejamento e execução de aulas do infantil, ensino médio e ensino superior.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. Faz parte do Grupo de Pesquisa CIEPES (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade, localizado na Universidade Federal de Rondônia. .

Gerdalva de Araújo de Vasconcelos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - área de Políticas e Gestão Educacional (2019). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004). Especialista em Linguística Aplicada a Produção de Textos (2005), tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Políticas Públicas Sociais e Educacionais. Participa do grupo de pesquisa, Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade - CIEPES - UNIR. Atua na Secretaria de Estado da Educação no Núcleo dos Programas do Livro.

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Published

10/06/2021

How to Cite

Mendes, B. M., Barba, C. H. de, & Vasconcelos, G. de A. de. (2021). ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE CURRICULUM OF RURAL SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF PORTO VELHO-RO. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 194–217. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5937

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