EDUCATIONAL POLICIES IN RONDÔNIA
THE REALITIES ARE IN THE EDUCATIONAL PROGRAMS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6239Keywords:
dissident bodies, black women, education, LGBTQIAAbstract
Dissident bodies are in school spaces, but their stories are not. It is the story of the winner that inscribes, shapes and informs learning, under the harmful consequences of exclusion, producing a marginal mass. When proposing reflections on the concrete practices of Specialization in Gender and Diversity at School / CGDE-UNIR, an educational policy is verified including other realities in the programs with inclusive modifying power.
Downloads
References
BRASIL, Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Tabela sobre Educação, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html?=&t=sobre. Acesso em 04 jul. 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987
GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade. São Paulo: Editora UNESP. 1991
GONZALES, Lelia. Cultura, Etnicidade e Trabalho: efeitos Lingüísticos e políticos da exploração da mulher. Pittsburg, 8º nacional da Latin American Studies Association. abril de 1979. Comunicação apresentada (mimeo).
___________. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244
GREEN, James N. Além do Carnaval. A homossexualidade masculina no Brasil no século XX. 2 Ed. Ed. unesp: São Paulo, 2019.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. tradução de Marcelo Brandão Cipolla. - São Paulo : Editora WMF, 2013.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora/UFPO, 2012
REIS, Toni; HARRAD, D. (orgs), Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: Notas para uma vida não cafetinada. São Paulo, n-1 edições, 1ª Ed, 2018
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. Ed. Companhia das Letras: São Paulo. 3a reimpressão, 2001.
SOUZA, Simone B. (2018). Teorias lésbicas contemporâneas e a arte como ativismo e potência de resistência e visibilidade. Cadernos de Gênero e Diversidade. 4. 134. 10.9771/cgd.v4i2.26648.
TOLENTINO, Joana. Lélia Gonzalez: uma filósofa brasileira abalando as estruturas. Em Construção, PPGFIL – UERJ, número 5 2019, pags. 73 – 83.
UNIR, Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, 2017, Disponível em: http://www.especializacaogde.unir.br/uploads/26262626/arquivos/documentos/PPC%20-%20GDE%20(Final).pdf. Acesso em: 06 de mar. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.