NOTAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Joscilene Nascimento Rafalski Universidade Federal de Rondônia
  • Neide Borges Pedrosa Universidade Federal de Rondônia
  • Rogéria Moreira Rezende Isobe Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3808

Palabras clave:

Formação docente, estágio supervisionado, trabalho colaborativo

Resumen

Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do estágio supervisionado no processo de formação inicial dos professores. Relata a experiência desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, modalidade a distância. O foco incide sobre o estágio supervisionado da Educação Infantil realizado no ano de 2016 no Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, localizado na cidade de Ariquemes/RO. Dentre as principais contribuições do estágio, destaca-se a possibilidade de inserção dos licenciandos na escola básica ampliando as dimensões do processo de formação de professores, que não mais se restringe aos limites acadêmicos, mas agrega a dinâmica da escola pública como um espaço formador, um campo fecundo para que os futuros docentes consolidem a práxis educativa. Os resultados evidenciam as potencialidades da ação formativa vivenciada no processo de realização do estágio supervisionado desenvolvido a partir do trabalho colaborativo entre universidade e escola básica, contribuindo para que o aprendiz de professor construa seu ethos profissional e o sentido de aprender e ensinar.

Biografía del autor/a

  • Neide Borges Pedrosa, Universidade Federal de Rondônia
    Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia
  • Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Professora Associada do Departamento de Educação da UFTM

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Publicado

04/01/2019

Cómo citar

NOTAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE. (2019). Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 64-74. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3808