NOTAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3808Palavras-chave:
Formação docente, estágio supervisionado, trabalho colaborativoResumo
Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do estágio supervisionado no processo de formação inicial dos professores. Relata a experiência desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, modalidade a distância. O foco incide sobre o estágio supervisionado da Educação Infantil realizado no ano de 2016 no Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, localizado na cidade de Ariquemes/RO. Dentre as principais contribuições do estágio, destaca-se a possibilidade de inserção dos licenciandos na escola básica ampliando as dimensões do processo de formação de professores, que não mais se restringe aos limites acadêmicos, mas agrega a dinâmica da escola pública como um espaço formador, um campo fecundo para que os futuros docentes consolidem a práxis educativa. Os resultados evidenciam as potencialidades da ação formativa vivenciada no processo de realização do estágio supervisionado desenvolvido a partir do trabalho colaborativo entre universidade e escola básica, contribuindo para que o aprendiz de professor construa seu ethos profissional e o sentido de aprender e ensinar.
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