EDUCAÇÃO IN/CLUSIVA

LACUNAS E POSSIBILIDADES NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2463

Palabras clave:

inclusão, educação inclusiva, estudantes com deficiências, escolarização

Resumen

O artigo é parte do estudo de caso que investigou o processo de escolarização dos estudantes com deficiências de uma escola do município de João Neiva/ES. A pesquisa envolveu professores, cuidadores e alunos no período de 2013 a 2014. A metodologia cartográfica revelou, por um lado, as lacunas de uma educação que não favorecem ao processo almejado, onde insinuamos a concepção de uma educação “in/clusiva”, ou seja, “não inclui”. Por outro lado, sinalizou as possibilidades de se viabilizar, de fato e de direito, a busca por uma escola inclusiva. As falas dos profissionais do ensino e as desestruturas da instituição escolar, das famílias locais com a descontextualização das avaliações externas emergiram como desafios para a permanência desses estudantes. As concepções abordadas pelos interlocutores sobre as terminologias de alunos “portadores” de deficiência, de necessidades especiais, desde a Declaração de Salamanca (1994) até as leis brasileiras, regulamentada pelo decreto 6949/2009, apontaram fortes indícios das necessidades de compreender as especificidades dos estudantes com deficiências, de buscar a formação de profissional especializado e de uma formação continuada para exercer essa tarefa de incluir, ao mesmo tempo, de educar para a gênese humana e efetivar o processo de escolarização e inclusão para a vida.

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Biografía del autor/a

Carla Fabrícia Conradt, SEDU/ES

Pedagoga da rede estadual de ensino (SEDU/ES). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Castelo Branco (FICAB) – Colatina/ES.

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Publicado

03/04/2019

Cómo citar

Conradt, C. F. (2019). EDUCAÇÃO IN/CLUSIVA: LACUNAS E POSSIBILIDADES NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 192. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2463