EDUCAÇÃO IN/CLUSIVA
LACUNAS E POSSIBILIDADES NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2463Palabras clave:
inclusão, educação inclusiva, estudantes com deficiências, escolarizaçãoResumen
O artigo é parte do estudo de caso que investigou o processo de escolarização dos estudantes com deficiências de uma escola do município de João Neiva/ES. A pesquisa envolveu professores, cuidadores e alunos no período de 2013 a 2014. A metodologia cartográfica revelou, por um lado, as lacunas de uma educação que não favorecem ao processo almejado, onde insinuamos a concepção de uma educação “in/clusiva”, ou seja, “não inclui”. Por outro lado, sinalizou as possibilidades de se viabilizar, de fato e de direito, a busca por uma escola inclusiva. As falas dos profissionais do ensino e as desestruturas da instituição escolar, das famílias locais com a descontextualização das avaliações externas emergiram como desafios para a permanência desses estudantes. As concepções abordadas pelos interlocutores sobre as terminologias de alunos “portadores” de deficiência, de necessidades especiais, desde a Declaração de Salamanca (1994) até as leis brasileiras, regulamentada pelo decreto 6949/2009, apontaram fortes indícios das necessidades de compreender as especificidades dos estudantes com deficiências, de buscar a formação de profissional especializado e de uma formação continuada para exercer essa tarefa de incluir, ao mesmo tempo, de educar para a gênese humana e efetivar o processo de escolarização e inclusão para a vida.
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