O DEBATE SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA ESCOLA: O QUE TEMOS A TEMER?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n2e2384

Palabras clave:

gênero, diversidade, política, educação

Resumen

Busca-se debater a retirada de gênero dos planos de educação, e projetos de lei que se fundamentam em uma suposta doutrinação feita pelos docentes, buscando compreender como isso repercutiu no cotidiano das professoras e professores. A necessidade desse debate chama a atenção para o retrocesso na educação para as diversidades. O artigo debate sobre gênero e ideologia de gênero, e sobre política e educação. Enfatiza-se que a proibição do debate de gênero e das diversidades atua para a manutenção de preconceitos e violências.

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Biografía del autor/a

Samira de Moraes Maia Vigano, ela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores; atualmente é Doutoranda em Educação, pela UFSC - 2015/2019, e tutora presencial da Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - CFH/UFSC, vinculado ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG). Membro do grupo de pesquisa denominado "Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos" (EPEJA). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, gênero, Educação de Jovens e Adultos e Diversidades Sociais.

Morgana Zardo von Mecheln, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

25/07/2018

Cómo citar

Vigano, S. de M. M., & Mecheln, M. Z. von. (2018). O DEBATE SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADES NA ESCOLA: O QUE TEMOS A TEMER?. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 01–13. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n2e2384