DESAFIOS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA

Autores/as

  • Cristiane C. de Oliveira Menezes Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA - Amazonas
  • Vera Lúcia Reis da Silva Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA - Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3853

Palabras clave:

estudantes universitários, formação inicial, desafios

Resumen

Este artigo tem como propósito relatar resultados de uma pesquisa que objetivou compreender o processo dos desafios na construção da vida universitária de estudantes em início de formação docente. Os sujeitos foram acadêmicos dos primeiros e segundos períodos dos cursos das licenciaturas em Ciências (Biologia e Química), Ciências (Matemática e Física), Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) e em Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente-IEAA da UFAM. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa e os aportes teóricos tiveram como base principal os estudos de Teixeira (2005), Lukesi(2006), Coulon (2017), Goldenberg (2017), Zabalza (2004), Zago (2006).Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, algumas questões foram norteadoras, em especial as relacionadas à escolha do curso; às dificuldades de ensino e aprendizagem; às atividades de ensino, pesquisa e extensão e os desafios na construção inicial da formação docente. A metodologia utilizada na coleta dos dados foi entrevista semiestruturada e questionário e, a partir de análise e discussão do material coletado, os resultados emergidos mostraram a deficiência com que os estudantes chegam ao ensino superior apresentando a falta de maturidade cultural, social e econômica, desprovidos, também, de estrutura acadêmica e teórica, causando, portanto, o retardo à adaptação na vida universitária. Contudo, a pesquisa evidenciou a resiliência por parte dos participantes, e a necessidade institucional de proporcionar melhores condições e apoio acadêmico e pedagógico aos futuros docentes que ingressam na universidade em busca de formação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação.8 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BASSOTTO, S.A.S.A; FURLANETTO, E.C. Desafios enfrentados pelos alunos de Pedagogia para inserção no ensino superior. Psico.v.17. n.1 jan./jun. 2014.

CUNHA, Simone Miguez ; CARRILHO, Denise Madruga.O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Scielo Brasil. Psicologia. Escolar. Educacional.vol.9, n.2 (2005)

GOLDENBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Scielo. 2017.

KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: Aspecto Cognitivos da Leitura. 7. Ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2000

LUKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. Cortez: São Paulo, 2006

OLIVEIRA, C.T. D; DIAS, A. C.G; Dificuldades na Trajetória Universitária e Rede de Apoio de Calouros e Formandos. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 45, n. 2, p. 187-197, abr./jun. 2014.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1995.

SILVA, Vera Lúcia Reis da. Docentes universitários em construção: narrativas de professores iniciantes de uma Universidade Pública no contexto da interiorização no Sul do Amazonas. Tese de Doutorado. PPGEducação/UNISINOS, 2015.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VASCONCELOS, Simão Dias, LIMA, KênioErithon Cavalcante. Inclusão social e acesso às Universidades Públicas: o programa Professores do Terceiro Milênio. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, s.n., n.29, jan./jun. 2004.

ZABALZA, Miguel Ángel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

04/01/2019

Cómo citar

Menezes , C. C. de O., & Silva, V. L. R. da. (2019). DESAFIOS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 19–32. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3853