EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CONTEXTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores/as

  • Sabrina Teixeira de Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí https://orcid.org/0000-0003-1670-825X
  • Ruth Helly Ferreira Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Tayane Andrade de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Antonio Ivany da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Vilma Dias de Araujo Veloso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI https://orcid.org/0000-0002-9956-2497

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e4936

Palabras clave:

educação, EJA, educação de jovens e adultos

Resumen

A Educação é um processo social e direito de todos, que promove a integração dos indivíduos na sociedade a qual estão inseridos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oportuniza a volta à escola daqueles que não cursaram ou não concluíram seus estudos na idade própria, promovendo inclusão social, assim como qualificação e inserção no mercado de trabalho. Tal modalidade de ensino é fomentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394 de 1996, que em seus Art. 37 e 38, garante legalmente que os jovens e adultos tenham acesso e continuidade de estudo gratuito, sendo articulado preferencialmente a Educação Profissional. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva identificar o contexto educacional e os principais desafios enfrentadas na EJA na perspectiva de discentes ingressos nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de faixa etária entre 15 a 35 anos, que cursavam a 4º etapa, referente a quinta e sexta série do Ensino Fundamental, de uma escola estadual da rede pública, localizada na cidade de Parnaíba-PI. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas a respeito das perspectivas da EJA, utilizando técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. Partindo do que foi analisado, pode-se transparecer as perspectivas do ponto de vista dos alunos, levantando dificuldades e desafios enfrentados, desde o abandono da escola em idade própria, até o retorno aos estudos. Foi possível também refletir sobre o cenário educacional da EJA, sugerindo possíveis melhorias, visando uma educação efetiva, não somente em relação ao conhecimento técnico, que prepara para o mercado de trabalho, mas também ao conhecimento intelectual que inclui os indivíduos, elevando a autoestima e proporcionando crescimento pessoal.

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Biografía del autor/a

Sabrina Teixeira de Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Granduanda em Licenciatura em Química -IFPI

Ruth Helly Ferreira Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Graduanda em Licenciatura em Química-IFPI

Tayane Andrade de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Graduanda em Licenciatura em Química-IFPI.

Antonio Ivany da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Graduando em Licenciatura em Química-IFPI

Vilma Dias de Araujo Veloso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Licenciada em Pedagogia - UFPI;Mestra em Educação - UFPI; Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI.

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Publicado

17/08/2020

Cómo citar

Silva, S. T. de S., Cardoso, R. H. F., Souza, T. A. de, Silva, A. I. da, & Veloso, V. D. de A. (2020). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 92–106. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e4936