LA PANDEMIA DE LA EDUCACIÓN Y EL VIRUS DE LA DESIGUALDAD

¿Y LOS ESTUDIANTES NEGROS?

Autores/as

  • Jackeline Chediak Silva Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Rosenilda Caetano de Freitas Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Samilo Takara

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6191

Palabras clave:

estudiantes negros, pandemia de Covid-19, desigualdad

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar cómo se manifiestan las desigualdades de los estudiantes negros manifestadas durante el período pandémico Covid-19 y la educación remota, a través de la investigación y análisis video-documental a partir de una revisión bibliográfica. Como objetivos específicos buscamos investigar las condiciones ideales en la perspectiva presentada en la lectura de los documentos producidos para orientar el período de aislamiento social y, a posteriori, el regreso a la educación presencial en el período pospandémico de Covid-19 e identificar las condiciones concretas de accesibilidad a la educación escolar en educación remota para estudiantes negros durante el período de la pandemia Covid-19. Este estudio cualitativo es un tipo de investigación documental. Para analizar los datos, utilizamos la categorización temática. De los datos analizados se concluye que la educación a distancia promovida en el contexto de la pandemia ha demostrado ser contraria al derecho a la educación e inaccesible para los estudiantes negros. Tal inaccesibilidad no solo ocurre en y desde este contexto, sino que es el resultado de problemas sociales crónicos acumulados a lo largo de la historia de la humanidad. La investigación apunta a una brecha entre las condiciones ideales y las condiciones concretas de los estudiantes negros, revelando que las políticas trazadas para el contexto de la educación a distancia no dialogan con la realidad concreta de la raza negra.

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Biografía del autor/a

Jackeline Chediak Silva, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2012). Possui curso técnico de nível Médio em Magistério (2001). Desenvolveu pesquisa na área de Pedagogia de Projetos na Educação Bilíngue (eletiva). Possui certificação de formadora da Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. Atua em docência e na área de gestão escolar. Atualmente, é orientadora educacional e desenvolve pesquisa na área de mídia, educação e estudos culturais.

Rosenilda Caetano de Freitas, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Porto Velho - UNIPEC (2006). Tem experiência na área de Educação com atuação nos ano iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como articuladora do Sistema de Gestão Integrada na Secretaria Municipal de Educação. Atualmente é professora, especialista em educação na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED.

Samilo Takara

Professor Adjunto no Departamento de Educação - Campus de Rolim de Moura (DEPED-RM/UNIR). Atua como professor da Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE/UNIR). Professor Orientador na linha de Formação Docente do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/MEDUC/UNIR) - Campus José Ribeiro Filho da Universidade Federal de Rondônia. Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (UNICENTRO/PR). Pesquisa as relações entre mídia, educação e as representações de Gênero e Sexualidades em artefatos culturais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC) e desenvolve, neste grupo, o Projeto de Pesquisa: Pedagogias midiáticas na Educação Contemporânea: impactos sobre os corpos. Realizou entre 2017 e 2019 o estágio de Pós-Doutorado júnior em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Tem por foco como o discurso midiático educa acerca das concepções identitárias, sexuais e culturais. Trabalha os seguintes temas: Educação, Mídias, Estudos Culturais, Formação Docente, Pedagogias culturais, Teorizações Foucaultianas, Estudos Feministas, Percepção, Fenomenologia, Sentido e Pornografia.

 

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Publicado

10/06/2021

Cómo citar

Silva, J. C., Freitas, R. C. de, & Takara, S. (2021). LA PANDEMIA DE LA EDUCACIÓN Y EL VIRUS DE LA DESIGUALDAD: ¿Y LOS ESTUDIANTES NEGROS?. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 47–78. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6191

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO