LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS Y TRANSGENENOS COMO INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN DE GRADUADO DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RONDÔNIA

¿EXISTE?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6198

Palabras clave:

EJA, transgénero, educación, interseccionalidad, cartografía

Resumen

Este artículo tiene como propuesta central realizar un análisis basado en la cartografía (mapeo) de las investigaciones realizadas en el Programa de Posgrado en Educación de la UNIR, sobre los temas que deleitan los campos de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y sus relaciones con personas Trans, y desde allí discutir sobre los impactos de la inexistencia de estas discusiones en PPGEduc/UNIR y en la sociedad. Para eso, definimos el período de análisis de las disertaciones que se produjeron en la década de 2010-2020, y obtuvimos como resultado solo dos disertaciones que abordan EJA y ninguna que proponga análisis de Transgénero, reflejando lo priorizado en el niveles que se anteponen de los Estudios de Posgrado y lo que se ha gritado con más fuerza social, y el movimiento de exclusión y la falta de pautas sobre cuerpos disidentes de sexo- género se refuerza en investigaciones que están inmersas en diferentes metodologías. Para ello, utilizamos como base el concepto de interseccionalidad, formulado por Kimberlé Crenshaw (2002) al analizar el impacto de las avenidas identitarias en los cuerpos marcados por las avenidas identitarias, y el concepto de Transgénero, formulado por Jaqueline de Jesus (2012) y reinterpretado. por Luciano Marques da Silva (2015). El resultado señalado nos despierta a reflexionar sobre las nuevas propuestas temáticas sociales y cómo debemos llevarlas a la Universidad, no como una carga, sino como un espacio de derecho.

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Biografía del autor/a

Vinícius de Souza Santos, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia, integrante e pesquisador no Grupo de Pesquisa Audre Lorde e coordenador do Projeto Viajando no Banzeiros do Madeira: narrativas beraderas.

Tiago Dionisio da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Foi coordenador pedagógico do CE Dom Pedro I entre 2019 e 2020. Desde 2020 trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2010), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Doutor em Memória Social pela UNIRIO (2014). Atuou como servidor do quadro temporário do IBGE, na Coordenação de Cartografia - CCAR de 2006 a 2008. Participou como professor/online do projeto Gênero e Diversidade na Escola (edições 2009 e 2010) realizado pelo CLAM/IMS/UERJ e do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade - EGeS, na mesma instituição. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Geografia (modalidade EJA) da Rede Estadual do RJ e da equipe de formação continuada para professores da mesma rede. Foi Gestor de Unidade Escolar na Rede Estadual de Ensino do RJ e atualmente é Assistente II na Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista pela Fundação CECIERJ (Bolsa de Incentivo à Docência) atuando na Diretoria de Extensão na elaboração de cursos de atualização e qualificação nas áreas de Ciências Humanas/Geografia e Gestão Ambiental. Especialista nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente. 

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Publicado

10/06/2021

Cómo citar

Santos, V. de S., Silva, T. D. da, & Barreto, R. C. V. (2021). LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS Y TRANSGENENOS COMO INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN DE GRADUADO DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RONDÔNIA: ¿EXISTE?. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 79–103. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6198

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO