ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM FOCO NO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO COTIDIANO ESCOLAR, DA ESCOLA MENEZES PIMENTEL DE POTENGI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e2982

Palavras-chave:

Políticas educacionais, público e privado, ensino médio

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma discussão elencada sobre políticas educacionais em vigor, no contexto da Escola pública do Estado do Ceará. A instituição escolhida para permear o estudo foi E.E.F.M. Menezes Pimentel, onde a partir de uma entrevista com o um professor da instituição, tentamos relacionar seu relato com o texto “O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento para os pobres” de José Libâneo. Portanto, nas próximas páginas refletiremos sobre a educação brasileira, no contexto da formação para o trabalho, e da competição como forma de adquirir resultados. O texto será permeado de reflexões sobre o Projeto Jovem de Futuro e seus frutos dentro da instituição, com foco para parceria público e privado, e das consequentes cobranças por resultados, munidos através de competições entre os estudantes. Sendo o processo educacional, gestado no seio do modelo capitalista de produção, cabe-nos refletir sobre as políticas educacionais, com foco nas alianças gestadas dentro do processo, e suas reais consequências, na vida das e dos beneficiários, no caso os estudantes da Escola Menezes Pimentel.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ytalo de Lima Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Discente do Quarto periódo em Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Na graduação se interessa por estudos voltados a História Regional e Local e do Brasil, a exemplo das Comunidades Tradicionais.

Referências

INSTITUTO UNIBANCO. Aba Quem Somos. Sobre, set. 2017. Disponível em http://www.institutounibanco.org.br/sobre/ Acesso em: 3 set. 2017

INSTITUTO UNIBANCO. Gestão Escolar em Foco. Projeto Jovem de Futuro, set. 2017. Disponível em http://www.institutounibanco.org.br/jovem-de-futuro/ Acesso em: 3 set. 2017

LIBANEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.1, pp.13-28. Epub Oct 21, 2011. ISSN 1517-9702. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001

MESQUIDA, Peri. O diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedade. Revista Contrapontos, Itajaí, SC., v. 7, n. 3, p. 549-563, mar. 2009. ISSN 1984-7114. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/923/778>. Acesso em: 04 nov. 2017.

PRÊMIO APRENDER PRA VALER. Governo do Estado do Ceará. Disponível em: http://www.ceara.gov.br/2017/12/19/governo-entrega-notebooks-estudantes-de- destaque-na-rede-estadual/ Acesso em 05 jan. 2018.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Ceará). Pagina Inicial - Serviços - Desenvolvimento da Escola. Projeto Jovem de Futuro, set. 2017. Disponível em http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/ouvidoria/87-pagina-inicial- servicos/desenvolvimento-da-escola/3176-projeto-jovem-de-futuro Acesso em 4 set. 2017.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Ceará). Seduc divulga relação de alunos premiados com base no Spaece 2012. Portal, 2012. Disponível em: http://www.seduc.ce.gov.br/images/alunos_premiados_spaece_2012.pdf Acesso em 15 Jan. 2018.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Ceará). Seduc divulga relação de alunos premiados com base no Spaece e Enem 2013. Portal, 2014. Disponível em:http://www.seduc.ce.gov.br/images/alunos_premiados_2013_site.pdf Acesso em 15, Jan. de 2018.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Ceará). Seduc divulga relação de alunos premiados com base no Spaece e Enem 2014, 2017. Disponível em:

http://www.seduc.ce.gov.br/images/SPAECE/relacao_de_alunos_premiados_aprend er_pra_valer_2014.pdf Acesso em 15 Jan. 2018.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Ceará). Seduc divulga relação de alunos premiados com base no Spaece e Enem 2015. Portal, 2017. Disponível em: http://www.seduc.ce.gov.br/images/lista_notebook_2015_copiar.pdf Acesso em 15 Jan. 2018.

Downloads

Publicado

22/10/2018

Como Citar

Silva, F. Y. de L. (2018). ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS COM FOCO NO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO COTIDIANO ESCOLAR, DA ESCOLA MENEZES PIMENTEL DE POTENGI. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 58–70. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e2982