A FORMAÇÃO HUMANA E AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3510

Palavras-chave:

formação humana e ambiental, ensino superior, Administração

Resumo

Diversas sociedades vivem em uma espécie de guerra constante, com as desigualdades afloradas e imperando uma nova lei do valor, por meio do abandono da educação, da pedagogia da exclusão e da propagação de formas perversas de sociabilidade e, considerando que a formação acadêmica em nível superior deve oferecer instrumentos e mediar às atividades de docentes e discentes para com a sociedade, na qual se enquadram, a educação ocupa então, um papel importante para que essa interação ocorra de maneira correta, justa e consciente, fazendo-se importante a formação humana e ambiental, assim, a pesquisa poderá contribuir para suscitar reflexões sobre a formação do administrador e, diante dos desafios sociais e ambientais atuais, faz-se necessário provocar reflexões, sobre a necessidade de perceber as responsabilidades e necessidades que exerce para a construção de uma cidadania democrática e consciente. Nesse contexto, propõe-se o seguinte questionamento: “Qual a representação social dos docentes sobre sua formação humana e socioambiental no Curso de Administração? ” E, para que esta problemática consiga ser respondida, tem-se como objetivo geral identificar e analisar como se dá a formação humana e socioambiental do administrador no curso de Administração sob o enfoque dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Berton Rodrigues, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, coordenadora e professora no curso de Administração da Faculdade CNEC Campo Largo

Referências

BORGES, Jacquelaine Florindo, MEDEIROS, Cintia Rodrigues de Oliveira, CASADO, Tania. Práticas de gestão e representações sociais do administrador: algum problema?

COVRE, Maria de Lourdes Manzini. A formação e a ideologia do administrador de empresas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1982.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto, BITTENCOURT, Agueda Bernadete (Orgs.). Formação humana e gestão da educação: A arte de pensar ameaçada. São Paulo: Cortez, 2008.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Para onde vai a educação ambiental? O cenário político-ideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, agosto/dezembro de 2012.

LEFF, Henrique. Ecologia, Capital e Cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

______. Saber Ambiental. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Relatório do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria Ministerial número 4.034, de 8 de dezembro de 2004. Disponível em: < http://ww2.upe.br/portal/download/orgaos-da- universidade/cpa/legislacao/relatorio_4034.pdf>. Acesso em: 15 set. 2014.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 10. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PILETTI, Claudino; PILETTI Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 1. Ed. São Paulo: Contexto, 2013.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 21. Ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, Maria Cristina Borges. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos: Novas Diretrizes e Velhas Práticas? In: GARCIA, Joe, ROSA, Maria Arlete (Orgs.). Desafios da educação ambiental. Curitiba: UTP, 2012.

Downloads

Publicado

22/10/2018

Como Citar

Rodrigues, A. A. B. (2018). A FORMAÇÃO HUMANA E AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 116–129. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3510