A MAGIA DO CIRCO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3960

Palavras-chave:

ludicidade, educação infantil, estágio supervisionado, interdisciplinaridade

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a ludicidade e o circo na educação Infantil. O objetivo consiste em narrar a experiência do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia desenvolvido em uma turma de nível III da educação infantil. Para isso, a investigação de cunho qualitativo se ancora em uma pesquisa bibliográfica, além do estudo de caso por relato de experiência como abordagem metodológica. Como principais resultados da pesquisa destacamos que o tema circo: a) oferece a oportunidade de desenvolver a expressão e as linguagens; b) potencializa o trabalho com as artes visuais, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); c) promove a aprendizagem de forma natural. Concluímos que a aprendizagem proposta pelo tema circo extrapola a dimensão da expressão corporal, permitindo, por meios lúdicos, além do conhecimento e percepção do próprio corpo e do espaço do corpo do outro, a diversão, o lazer e a socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Menezes, Universidade La Salle Canoas

Graduada em pedagogia pela Universidade La Salle Canoas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e colaboradora do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestranda em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Referências

BNCC. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://goo.gl/ANo1Fo. Acesso em: 25 fev. 2019.

BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.

CARAMÊS, Aline de Souza et al. Atividades Circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Motrivivência, n. 39, p. 177-185, 2012.

DAL SOTO, Diana Vandréia. O criar e imaginar na infância: reflexões que envolvem teoria e prática na educação infantil. Revista Práxis Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 45-55, 2018.

DOUTORES DA ALEGRIA. Sobre Doutores. 2018. Disponível em: https://doutoresdaalegria.org.br/conheca/sobre-doutores. Acesso em: 31 dez. 2018.

DUPRAT, Rodrigo Mallet et al. Atividades circenses: Possibilidades e Perspectivas para a Educação Física Escolar. 2007. Dissertação. (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. Edições Loyola, 1991.

FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M.; DALLA ZEN, M. I. H. (Org.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, p. 147-164, 2000.

FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar é aprender. Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. p. 47-71, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. XVI, 200 p.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971.

KISHIMOTO, Morchida Tizuko. Jogos, Brinquedos e a Educação (Org). 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do Lazer: uma introdução. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

MARTINS, Luzania. O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.

RAFALSKI, Joscilene Nascimento; PEDROSA, Neide Borges; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Notas sobre o estágio supervisionado e a formação docente. Revista Praxis Pedagógica, v. 1, n. 4, p. 64-74, 2018.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

Menezes, A., Jung, H. S., & Silva, L. de Q. da. (2019). A MAGIA DO CIRCO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 96–110. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3960