A educação em direitos humanos e diversidade em um curso de licenciatura em Matemática
limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8283Palavras-chave:
direitos humanos, educação, licenciatura em matemáticaResumo
A prática dos direitos humanos proporciona aos alunos uma série de potencialidades de conhecimentos e julgamentos de escolhas para vivenciarem e interagirem conscientemente frente às injustiças e desigualdades sociais. A inclusão dessa temática no curso de licenciatura em matemática, se caracteriza como uma visão moderna sobre a educação e, um novo olhar sobre a Matemática. Assim, a presente pesquisa objetiva refletir sobre educação em Direitos Humanos e Diversidade, onde se propõe, uma análise no curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública no estado do Ceará. Metodologicamente, o estudo se orienta pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo bibliográfico. O conjunto de dados revelou que pouco se reflete sobre a educação matemática na perspectiva dos Direitos Humanos. Urge, portanto, a necessidade de formar professores que promovam a Educação em Direitos Humanos atendendo as diversidades, e, acima de tudo, a promoção contínua da interdisciplinaridade no curso de licenciatura em Matemática.
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