Highlights of Medical and Veterinary Entomology in the One Health Approach: A Mini-Review

Autores

Palavras-chave:

Artrópodes, Ecologia de Vetores, Doenças infecciosas, Research Rabbit

Resumo

A Entomologia Médica e Veterinária são pilares dos estudos em Saúde Única, uma vez que muitas doenças que afetam animais e humanos são aquelas transmitidas por vetores, como malária, dengue, filariose linfática, doença de Chagas, oncocercose, leishmaniose, chikungunya, zika, febre amarela, encefalite japonesa e esquistossomose. As epidemias e surtos destas doenças podem tornar-se mais frequentes devido às mudanças paisagísticas e climáticas e aos efeitos da globalização, aumentando a exposição de seres humanos e animais aos vetores artrópodes. Além disso, as alterações climáticas e ambientais podem afetar os padrões de distribuição geográfica dos vetores e das doenças que transmitem, causando surtos contínuos em várias regiões do mundo. Nesta mini-revisão destacamos artrópodes com relevância médica e veterinária, alguns fatores-chave na transmissão de patógenos e importância ecológica dos insetos. Uma ferramenta de IA foi testada para pesquisa de literatura sobre Entomologia Médica e Saúde Única. Verificou-se que mosquitos e carrapatos predominam nos estudos, e os efeitos do desmatamento e da urbanização, dos índices extremos de temperatura e pluviosidade sobre esses organismos devem ser considerados no planejamento da preparação, capacitação e avaliação de risco de transmissão de doenças, contribuindo para fortalecer a estratégia de Saúde Única.

Biografia do Autor

  • Anne Meireles, Fiocruz Rondônia

    Doutora em Ciências pelo Programa de Biodiversidade e Saúde (PGBS), Convênio Fiocruz Rondônia e IOC (2024). Mestre em Biologia Experimental com ênfase em Entomologia Médica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2019). Graduada no curso de Ciências Biológicas com habilitação plena em Licenciatura, pela Faculdade de Educação de Porto Velho - UNIRON/RO. Aluna e colaboradora do Laboratório de Entomologia da Fiocruz Rondônia, onde desenvolve projetos de pesquisas voltados a ecologia e análise de vetores e potenciais vetores de malária da zona urbana e periurbana, identificação taxonômica, avaliação de técnicas para captura de mosquitos, detecção de patógenos por técnicas moleculares.

  • Flávia Rios, Fiocruz Rondônia

    Graduada em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES/UNIR. Especialista em Engenharia Ambiental/Saneamento Básico e Citologia Clínica. Mestre e Doutoranda em Biologia Experimental (PGBIOEXP) com área de concentração em Entomologia Médica e Biologia Molecular (FIOCRUZ-RO/UNIR). Integrante do Laboratório de Entomologia da Fiocruz Rondônia, onde desenvolve projetos de pesquisas voltados para a vigilância molecular das arboviroses e doenças parasitárias em vetores de importância médica.

  • Michelli Silva, Fiocruz Rondônia

    Graduada em Ciências Biológicas (FIMCA, 2019), Mestra no Programa de Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR/FIOCRUZ. Componente do Laboratório de Entomologia da Fiocruz Rondônia, desde 2017. Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores. Mestra em Biologia Experimental (2022) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental, da Fiocruz Rondônia em associativo com a Fundação Universidade Federal de Rondônia.

  • Claudia Ríos, Fiocruz Amazonas

    Natural de Medellín, Colômbia. Possui graduação em Biologia pela Universidad de Antioquia (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Ciências da Saúde (Biologia Celular e Molecular) pelo Centro de Pesquisas René Rachou (2014). Atualmente é pesquisadora efetiva do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane - Fiocruz AM. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Simuliidae, Culicidae, eco-epidemiologia de vetores, interação parasito - hospedeiro, resposta imune em mosquitos à infecção com Plasmodium.

  • Felipe Pessoa, Fiocruz Amazonas

    Biólogo pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente sou Pesquisador Titular em Saúde Pública, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, no Centro de Pesquisa Leônidas & Maria Deane, Amazônia, em Manaus. Tenho experiência na área de Parasitologia, com ênfase em entomologia médica (ecologia, epidemiologia, sistemática e filogenia) nos biomas de mata atlântica, caatinga e Amazônia. Sou orientador nos cursos de Condições de Vida e Situações de saúde na Amazônia; Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro, ambos sediados no Instituto Leônidas e Maria Deane, AM, na PPG Entomologia do INPA e no curso de Biodiversidade em Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, RJ. Bolsista de produtividade do CNPq, Comitê de Biodiversidade. Review Editor for Vector Biology, na revista Frontiers in Parasitology.

  • Jansen Medeiros, Fiocruz Rondônia

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Foi Pesquisador Bolsista DTI do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e bolsista de Desenvolvimento Científico Regional e Tecnológico (CNPq/FAPEAM-DCR). Professor de Parasitologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi Membro Titular da Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/CEPEM- Rondônia) até 2018 e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia. Foi Membro do Conselho Curador da FAPERO (2019-2021). Atualmente, é Pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz Rondônia, credenciado como Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental - UNIR e do Programa de Pós Graduação em Biologia Parasitária- IOC/Fiocruz,  Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa do "Instituto Nacional de Epidemiologia na Amazônia Ocidental - INCT-EpiAmO". Foi Vice Coordenador de Pesquisa na Fiocruz Rondônia (2016-2018) e exerce atualmente a função de Coordenador da Fiocruz Rondônia. Revisor de periódico (Parasite & Vectors, Journal of Public Health and Epidemiology, Neotropical Entomology, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Acta Amazônica, Revista Brasileira de Medicina Tropical, Revista Brasileira de Medicina Veterinária, Acta Amazônica, Brazilian Journal of Microbiology) e de projetos de fomento (FAPEAM, FAPEMAT, FACEP, FAPITEC, FAPAC). Tem experiência na área de Parasitologia/Entomologia Médica, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Entomologia Médica (Simulídeos, Flebotomíneos e Culicoides) e Epidemiologia de Filárias na Amazônia (Mansonella ozzardi e Onchocerca volvulus). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-04-04

Edição

Seção

Especial: Saúde Única de Igarapés Urbanos e Periurbanos da Amazônia

Artigos Semelhantes

11-20 de 188

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.