O Uso de Dinâmica como Estratégia de Ensino de Física para Alunos da Modalidade EJA no Estudo dos Efeitos e Aplicações dos Fenômenos Ligados a Dilatação Térmica

Autores/as

  • Alex Bonfim Siqueira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Cleise Fraga de Andrade E.E.E.F.M. Lauro Benno Prediger
  • Marline de Souza Oliveira Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Neuza de Souza Oliveira E.E.E.F.M. Lauro Benno Prediger
  • Ricardo de Sousa Costa Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Ensino em sala de aula, EJA, Dilatação Térmica

Resumen

Este trabalho teve como objetivo a abordagem do conteúdo de dilatação térmica por meio de uma dinâmica como estratégia de ensino para uma turma de segundo ano do ensino médio da modalidade EJA, a fim de propiciar uma aula diferenciada, atrativa, interativa e eficiente no ensino e conscientização dos conceitos, efeitos e aplicações das dilatações térmicas ocorrentes em fenômenos cotidianos.

Biografía del autor/a

  • Alex Bonfim Siqueira, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Discente
  • Marline de Souza Oliveira, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Discente
  • Neuza de Souza Oliveira, E.E.E.F.M. Lauro Benno Prediger
    Docente
  • Ricardo de Sousa Costa, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia em Ji Paraná.

Referencias

BRASIL. Constituição da República Federeativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 30/05/2019.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013.

FRISON, L. M. B.; SCHWARTZ, S.; Motivação e aprendizagem: avanços na prática pedagógica. In: Ciênc. Let. Porto Alegre, n. 32, p. 117 – 131, 2002.

PATY, M.; A ciência e as idas e voltas do senso comum. Revista Scientiae Studia, vol. 1, n. 1, 2003, p. 9 – 26.

_______. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Física. Brasília: MEC, 2006.

SILVA, J. A. P.; O uso de dinâmicas de grupo em sala de aula. Um instrument de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido?; Revista Saber Científico, Porto Velho, vol. 1, n. 2, jul../Dez., 2008, p. 82 – 99.

Publicado

05/11/2021

Cómo citar

O Uso de Dinâmica como Estratégia de Ensino de Física para Alunos da Modalidade EJA no Estudo dos Efeitos e Aplicações dos Fenômenos Ligados a Dilatação Térmica. Revista Amazônica de Ensino de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5, 2021. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6483. Acesso em: 20 aug. 2025.

Artículos similares

1-10 de 19

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.