Promovendo a análise das contribuições de grandes cientistas da Física Moderna utilizando metodologias ativas e recursos tecnológicos

Autores

  • Daniela Fontana Almenara Universidade Federal de Rondônia/MNPEF/E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Dândila Ketry Pereira Tavares E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Leticia Brito de Souza E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Igor Silva Codinhoto de Oliveira E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
  • Carlos Mergulhão Júnior Universidade Federal de Rondônia/DEFIJI

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Física moderna, linhas do tempo, Laifi

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma sequência didática, embasada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, complementada com a teoria sociointeracionista de Vygotsky que promoveu a análise das contribuições de grandes cientistas da Física Moderna e Contemporânea. Para isso privilegiou-se a visão histórico-conceitual, utilizou-se metodologias ativas e o recurso tecnológico Laifi na construção de linhas do tempo em forma de diagrama de árvore. Observou-se que essas metodologias promoveram aproximação dos estudantes com a disciplina e a qualidade das interações entre pares de saberes diferentes, bem como dos laifis produzidos e das apresentações dos grupos revelaram indícios de uma aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Daniela Fontana Almenara, Universidade Federal de Rondônia/MNPEF/E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira

Docente e estudante do Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIR/Ji-Paraná

Dândila Ketry Pereira Tavares, E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira

Estudante de ensino médio

Leticia Brito de Souza, E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira

Estudante de ensino médio

Igor Silva Codinhoto de Oliveira, E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira

Estudante de ensino médio

Carlos Mergulhão Júnior, Universidade Federal de Rondônia/DEFIJI

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente sou professor permanente e titular lotado no Departamento de Física de Ji-Paraná (DEFIJI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possuo experiência na área de Física Teórica e na área de Ensino de Física voltado para formação de professores, atuando principalmente no seguinte tema: uso de novas metodologias no ensino de Física. Tenho atuado como professor de nível superior desde o ano de 2000. Pertenço ao quadro funcional como docente de nível superior da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) desde o ano de 2002. Atualmente, além das atividades como docente e pesquisador, sou coordenador do curso de mestrado profissional em ensino de física no Polo de Ji-Paraná que faz parte do programa MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) aprovado pela CAPES em 2013. Além disto, neste curso de mestrado, que já está em andamento no Campus de Ji-Paraná desde 2013, tambem estou atuando como docente e como orientador.

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Publicado

05/11/2021

Como Citar

Almenara, D. F., Pereira Tavares, D. K., de Souza, L. B., Codinhoto de Oliveira, I. S., & Júnior, C. M. (2021). Promovendo a análise das contribuições de grandes cientistas da Física Moderna utilizando metodologias ativas e recursos tecnológicos. Revista Amazônica De Ensino De Física, 1(1), 5. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/RAEF/article/view/6484

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