USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i2.4013

Palavras-chave:

História em quadrinho, Geografia, Propostas didáticas

Resumo

A partir de uma revisão de literatura, este artigo teve como objetivo identificar nas propostas didáticas quais foram as categorias de aprendizagem utilizadas a partir do uso da história em quadrinho para o ensino de geografia e suas contribuições para a construção do conhecimento do estudante. A seleção das propostas foi feita a partir da leitura dos títulos, resumos, metodologia e conclusões a fim de selecionarmos os trabalhos que realmente contribuíssem para a pesquisa. Foram classificados quatro artigos e uma dissertação. O processo de análise ocorreu a partir da leitura minuciosa das propostas e os critérios de análise foram definidos a partir da pesquisa de Toppel, Camargo e Chicóra (2015). Os resultados apontaram que as categorias de aprendizagem foram variadas, sendo: duas obras com caráter expressivo, duas expressivo e construtivista, e uma norteadora. Quase todas trouxeram o enfoque crítico e de aprendizagem significativa. Conclui-se que no ensino de geografia, as HQs implicam resultados positivos no processo de aprendizagem, pois são recursos essenciais à medida que abordam os conteúdos, por vezes de difícil compreensão, e os articulam com as imagens, permitindo a expressão da comunicação artística bem como da relação teórica com as experiências do estudante, adquirindo assim em sua ecologia conceitual novas concepções pelo processo de assimilação.

Biografia do Autor

  • Natália Cristina Reis de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-Graduação em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental pelo IFTM. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTM. Atualmente servidora pública no IFTM.

  • Marcelo Ponciano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

    Doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Diretor Geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do IFTM.

Downloads

Publicado

18/12/2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DE PROPOSTAS DIDÁTICAS. (2019). Revista Presença Geográfica, 6(2), 69-84. https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i2.4013

Artigos Semelhantes

11-20 de 240

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.