MULHERES RIBEIRINHAS E PERCEPÇÃO: MAPAS MENTAIS E NARRATIVAS DAS MULHERES DO DISTRITO DE NAZARÉ-RO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v8i1.6519Palavras-chave:
Gênero, Empoderamento, Mapas mentais, NarrativasResumo
Este artigo traz como discussão principal as relações sociais de gênero e a construção do empoderamento, trajetória e espacialidades das mulheres ribeirinhas da área rural do distrito de Nazaré e regiões de médio e baixo madeira, a partir das suas percepções demonstradas em narrativas e mapas mentais elaborados por elas. Nazaré localiza-se a, aproximadamente, 130 km da cidade de Porto Velho/RO. A pesquisa foi realizada no período da formação da pós-graduação, mestrado em geografia. Onde analisamos as novas construções sociais das mulheres ribeirinhas, com enfoque de gênero e empoderamento. A metodologia fenomenológica e uso da técnica dos mapas mentais e narrativas, é possível compreender a vivência, a cultura e as espacialidades dessas mulheres. As mulheres ribeirinhas se apresentam em um cenário de características específicas influenciada pela vivência nas margens das águas, um olhar diferenciado da natureza. É possível afirmar que elas constroem diariamente novas perspectivas e espacialidades. Os resultados foram obtidos em decorrências das etapas metodológicas, no que se refere a trabalho de campo, coleta de narrativas, entrevistas, elaboração dos mapas e análise. Os objetivos da pesquisa visam a compreender a realidade das mulheres na área de estudo, com base no entendimento das relações de gênero e da condição feminina, partindo de uma problemática pautada na constante dinâmica das relações e suas novas construções. Assim, foi possível compreender as novas construções sociais que começam a ser vivenciadas pelas mulheres ao passo em que suas iniciativas políticas e organizativas se fortalecem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tainá Trindade Pinheiro, Kelyany Oliveira de Castro Góes, Maria das Graças Silva Nascimento Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).