CESTARIA COMO CONTRIBUTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL QUE PRODUZ RENDA FAMILIAR NO POVOADO DE NHACUNDELA (MOÇAMBIQUE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v12i1.8309

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Cestaria, Renda familiar

Resumo

Esta pesquisa, procura analisar o contributo do património cultural na produção da renda familiar com enfoque para a cestaria no povoado de Nhacundela. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa, através da observação directa auxiliada pela colecta de fotografias e entrevistas a comunidade local, para obter dados relevantes sobre a pesquisa. Os resultados mostram que no povoado de a cestaria é utilizada para fins domésticos, rituais e comerciais. Os cestos encontrados em Nhacundela, são produzidos de materiais naturais, extraídas de plantas como Hyphaene Coriacea (hanga).O conhecimento envolvido na prática da cestaria em Nhacundela é passado de geração a geração. A actividade da cestaria no povoado de Nhacundela tem clara vantagem como fonte de geração de renda, pés embora regista-se poucos lucros para os artesãos pelo facto desta actividade depender da demanda dos consumidores destes produtos. O cesto usado pela comunidade para conservação de alimento carrega um simbolismo que não pode ser dissociado da memoria, da vida ritual. A característica cultural da cestaria pode ser elemento que além de ofertar produtos diferenciados à demanda turística, no âmbito tangível, também permite que os visitantes possuam uma experiência diferenciada, no âmbito intangível, uma vez que o contacto com a comunidade receptora permite um intercâmbio de experiências.

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Biografia do Autor

Iolanda Virgílio Moisés Alberto, Instituto de Formação de Professores (IFP) da Manga-Beira

Mestra em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades, Universidade Save, Massinga (Moçambique). Instituto de Formação de Professores (IFP) da Manga-Beira

Idelton dos Santos Pedro Matsinhe, Escola Secundária de Morrumbene

Docente de Geografia na Escola Secundária de Morrumbene (Moçambique)

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Publicado

07/02/2025

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