HORTA ESCOLAR NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA 29 DE SETEMBRO DO MAXIXE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8254

Palavras-chave:

Geografia, Fome, Horta escolar, Alimentação saudável

Resumo

Este artigo aborda a horta escolar como tema tratado nos conteúdos programáticos de ensino da Geografia, inclusive, abrange a temática da geografia da fome. Moçambique apresenta índices elevados de população assolada pela fome e desnutrição crónica principalmente nos distritos do interior que sofrem da seca cíclica. A implementação da horta escolar na Escola Secundaria 29 de Setembro da Maxixe teve como objectivo não só praticar os conteúdos teóricos contidos nos programas da disciplina de Geografia, mas também preparar os alunos para o desenvolvimento de habilidades de produção agro-pecuária que permitirão nas suas casas a produção agrícola, proporcionando hábitos alimentares saudáveis e a diversificação da dieta integrando alimentos produzidos por eles próprios. Para estudo foi importante um aporte bibliográfico que permitisse bases teóricas acerca da temática. Foram entrevistados os alunos, pais/encarregados de educação, os professores de Geografia e de Agropecuária. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores de Geografia apenas ensinam os conteúdos teóricos mas não entendem na prática da relação geográfica com a produção agrícola local e nem dão valor os alimentos da horta caseira. Os alunos e seus pais também não sabem nada da horta caseira e nem se alimentam de verduras, geralmente prefere alimentos processados, o que agrava a fome quando não conseguem dinheiro para comprar. Portanto, a horta caseira seria uma forma de produzir para alimentar de forma saudável, mas também poderá servir para geração de renda familiar.    

Biografia do Autor

  • Teófilo Etelvino do Amaral, Universidade Save Extensão da Maxixe

    Professor da Universidade Save Extensão da Maxixe-Moçambique

  • Carlitos Luis Sitoie, Universidade Save Extensão de Massinga - Moçambique

    Professor de Geografia na Universidade Save Extensão de Massinga - Moçambique

Referências

CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço, Rio de Janeiro, Edições Antares, 1984.

DARWIN, C. A origem das espécies Tradução de Joaquim da Mesquita Paul. Porto: Lello, 2003.

LAYRARGUES, P. P.; DA COSTA Lima, G. F. As macrotendências político pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade. 2014.

LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder.9ª ed. Petropólis, Ed. Vozes. 2012.

MOÇAMBIQUE. Lei nº. 9.795/99: Política Nacional de Educação Ambiental. Maputo.

OKONOSKI, T. R. H. Agroecologia no ensino da geografia: relato... Estágio supervisionado, práticas1 Para Onde!?, Volume 5, Número 1: p. 16-35, ago./dez. E-ISSN: 1982-0003 Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. 2011.

ROCHA, A. G. da S.; AMORIM, A. L. P. de S.; SANTOS, A. T.; CAVALCANTI, G. M. D. A importância da horta escolar para o ensino/ aprendizagem de uma alimentação saudável. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX – UFRPE: Recife. 2013.

RODRIGUES, I. O. F.; FREIXO, A. A. Representações e Práticas de Educação Ambiental em Uma Escola Pública do Município de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar. Rev. Bras. de Ed. Ambiental, v. 4, 2009.

SILVA, D.C.F. et al. Horta escolar: interdisciplinaridade, reflexão ambiental e mudanças de hábitos alimentares. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. 9 , n.9, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Alegre: Bookman. 2015.

Downloads

Publicado

04/10/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HORTA ESCOLAR NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA 29 DE SETEMBRO DO MAXIXE. (2024). Revista Presença Geográfica, 11(3), 118-132. https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i3.8254

Artigos Semelhantes

1-10 de 206

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.