Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 9 n. 3 (2022)

AS BENZEDEIRAS E A CURA PELA FÉ

DOI
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i3.6163
Enviado
março 2, 2021
Publicado
10/12/2022

Resumo

Para compreender o processo de cura realizado pelas benzedeiras é necessário, entender como é visto o processo de doença por elas. De acordo com as benzedeiras o mal a ser curado é uma junção do estado espiritual e mental, atribuindo assim alterações e reações fisiológicas nas pessoas. Nessa perspectiva, chega-se à compreensão que a cura não está exclusivamente nas alterações fisiológicas, e sim no realinhamento tanto do corpo físico quanto do espírito, adquirindo assim um equilíbrio e restabelecendo a saúde. A medicina popular exercida pelas benzedeiras trata-se de cultura que vem resistindo ao tempo, aos preconceitos e as perseguições desde o seu surgimento. A cultura das benzedeiras consiste em um ritual que busca a obtenção da cura por meio de preces, gestos, plantas e objetos sagrados. O presente estudo teve como ferramenta o método fenomenológico auxiliando na compreensão desse fenômeno cultural e o conceito de lugar, contribuindo para percepção das benzedeiras no pertencimento a prática e suas representações envolvendo as suas vivências. A pesquisa foi desenvolvida na região central do Estado de Rondônia, motivada pela ausência de estudos dessa temática na região, por se tratar de uma área com diversidade cultural, devido ao processo migratório do estado. A percepção dos aspectos simbólicos e sagrados do benzimento, se mostraram muito complexos no decorrer do estudo, pois envolve a crença da pessoa a ser benzida e a conexão da benzedeira com o sagrado. Outro fator evidenciado, foi o mecanismo de resistência ao preconceito, que consiste em realizar os rituais de forma mais reservada e evitar o enfrentamento.

Referências

  1. CLAVAL, Paul. Geografia Cultural: O Estado da Arte. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDHAL, Zeny (org). Manifestações da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.
  2. CLARINDO, Maximillian Ferreira. Medicina Popular e comunidades rurais da região da Serra das Almas, Paraná: o Amálgama cosmo-mítico-religioso tradicional. Dissertação Mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná – Ponta Grosa, 2014.
  3. HOFFMANN-HOROCHOVSKI, Marisete T. Velhas benzedeiras. Mediações – Revista de Ciências Sociais, volume 17, n. 2, pp. 126-140, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/14025/11836>. Acesso em: 20 de janeiro de 2020.
  4. LAMEIRA, O. A.; PINTO, J. E. B. P. Plantas Medicinais: do cultivo, manipulação e uso à recomendação popular. Pará: Embrapa Amazônia Oriental, 2008. p.264.
  5. LEMOS, Carolina Teles. Benzedura: uma forma de mito próprio das ruralidades. RICHTER REIMER, Ivoni; REIMER, Haroldo; FERREIRA, Joel Antônio (orgs.). In: ANAIS DO III CONGRESSO EM CIÊN CIAS DA RELIGIÃO MITOLOGIA E LITERATURA SAGRADA, 2010, Goiânia. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010. Volume 1, n. 1, pp. 61-70, 2010.
  6. MACIEL M. R. A.; GUARIM NETO G. Um olhar sobre as benzedeiras de Juruena (Mato Grosso, Brasil) Um olhar sobre as benzedeiras de Juruena (Mato Grosso, Brasil) e as plantas usadas para benzer e curar. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, v.1, n.3, p. 61-77, 2006.
  7. MATURANA, H., & VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy II; 1995.
  8. MAUÉS, Raymundo Heraldo. “Malineza”: um conceito da Cultura Amazônica. In: BIRMAN, Patrícia et al. (Org). O mal à brasileira. Rio de Janeiro: EDURJ, 1997.
  9. MERLEAU-PONTY, Maurice, 1908-1961. Fenomenologia da percepção / Maurice Merleau-Ponty ; [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. - 2- ed. - São Paulo : Martins Fontes, 1999.
  10. NOGUEIRA, Léo Carrer; VERSONITO, Suelen Malheiro; TRISTÃO, Bruno das Dores. O dom de benzer: a sobrevivência dos rituais de benzeção nas sociedades urbanas – o caso do Município de Mara Rosa, Goiás, Brasil. Élisée, Rev. Geo. UEG - Goiânia, v.1, n.2, p.167-181, 2012.
  11. OLIVEIRA, Elda Rizzo. O que é benzeção. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  12. QUINTANA, Alberto M. A ciência da Benzedura: mau olhado, simpatias e uma pitada de psicanálise. Bauru (SP): EDUSC, 1999.
  13. RIBEIRO, MARCELA ARANTES. No Espelho das Águas - Um lugar Ribeirinho no Rio Madeira. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal De Rondônia-PPGG/UNIR, Porto Velho/RO, 2010.
  14. SILVA, Victor Augustus Graciotto. As Benzedeiras Tradicionais de Curitiba: Identificação e Análises. RELEGENS THRÉSKEIA estudos e pesquisa em religião, V. 01 – n. 01 – 2012, Curitiba-PR.
  15. SOUZA, Maria Cristiane Pereira. A palavra e o lugar da cura: história oral. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Rondônia - PPGG/UNIR, Porto Velho/RO, 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.