TURISMO EM ALTER DO CHÃO, SANTARÉM-PA: ENTRE A CULTURA POPULAR E A CULTURA DE MASSA
DOI:
https://doi.org/10.36026/00v9r025Palavras-chave:
Turismo , Cultura Popular, Cultura e MassaResumo
No distrito de Alter-do-Chão, Santarém-Pará é intenso o movimento nesse espaço por meio do turismo e por conta disso, o governo municipal tem desenvolvido ações para ampliar a demanda de turistas. Assim, as principais iniciativas do poder público têm sido para segmentos socioculturais que atingem um turismo de massa e abre mão de investimentos nos mais diversos segmentos possíveis, assim como na diversidade cultural, mantendo e lançando à margem da divulgação expressões culturais de grupos humanos tradicionais e originários. A pesquisa reflete sobre a visibilidade de Alter-do-Chão para compreender o seu dinamismo cotidiano apoiado nas práticas culturais seculares, econômicas com destaque para o papel da atividade turística e seus impactos positivos e negativos. Essa situação é explícita quando se compara a ênfase dada ao Çairé, que é uma manifestação cultural conhecida até fora do Brasil, e que recebe grande aporte de capital do governo municipal, enquanto que o Festival Borari, um festejo que mantém as raízes mais profundas das origens e de representação da formação sociocultural dos moradores. Dessa forma, uma das fortes consequências do turismo é a mudança no modo de vida tradicional, pois os moradores viram sua relação espacial ser modificada sem seu consentimento quando da “escolha” do Çairé como foco do fortalecimento e divulgação turística – desta forma, relação com os rios, mas sobretudo com o Tapajós, fonte de alimento, de transporte e das relações de vida, foram modicadas, acarretando, ainda, com a produção agrícola alimentar afetando principalmente a agricultura familiar da subsistência de milhares de famílias.
Referências
ACERENZA, Miguel Angel. Administração do Turismo: conceituação e organização. Tradução de Graciela Rabuske Hendges. Bauru, SP: EDUC, 2002.
BAHL, Miguel. Viagens e roteiros turísticos. Curitiba: Protexto, 2004. BOURDIEU. P. O poder simbólico. 11. ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2007.
DIEGUES, A. C. S. Populações tradicionais em unidades de conservação: o mito moderno da natureza intocada. São Paulo: NUPAUB- USP, 1993. (Série Documentos e Relatórios de Pesquisa, n. 1).
FRAGA, Nilson Cesar. Turismo de Guerra: a possibilidade de um novo tipo de turismo para o Brasil. Marco Inicial – Guerra do Contestado (1912-1916). Curitiba: Revista PerCurso – Curitiba em Turismo, ano 1, n. 1, p.43-76, 2002.
GONCALVES, Cleverson; FRAGA, Nilson Cesar; CAVATORTA, Mateus Galvão. Turismo étnico-cultural de base local em comunidades indígenas: reflexões e considerações acerca das possibilidades. Cadernos Geográficos, v. 34, p. 836-851, 2015.
HAESBAERT, R. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (orgs). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999.
IBGE. Estimativa populacional de Santarém, estado do Pará. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santarem/panorama>, Acessado em: 20 de setembro de 2021.
IGNARRA, Luyis Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira, 1999.
JORNAL TAPAJÓS 1ª EDIÇÃO - Confira como foi a primeira noite do Festival Borari em Alter do Chão. 08 de julho de 2017. Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/5994394/>. Acessado em: 20 de setembro de 2020.
MUNIZ, Alailson. Ritual da ‘Busca dos Mastros’ dá início ao Çairé 2021 na vila de Alter do Chão. 18 de setembro de 2021. Disponível em: <https://santarem.pa.gov.br/noticias/cultura/ritual-da-busca-dos-mastros-da-inicio-ao- caire-2021-na-vila-de-alter-do-chao-eryoph>. Acessado em: 20/setembro/2021.
OLIVEIRA, J. M. G. C. de. et al. Espaços Híbridos e Espacialidades Rural-Urbanas na Amazônia: o caso de uma periferia urbana em Santarém-PA. Anais XVI. Encontro Nacional dos Geógrafos. Crises, práxis e autonomia: espaço de resistência e esperanças. Espaço de Dialogo e Práticas. Porto Alegre - RS, 2010. p. 12.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ed. Ática, 1993.
SETUR – SECRETARIA DE ESATDO DO TURISMO DO PARÁ. Disponível em: <http://www.setur.pa.gov.br/eventos/festival-do-borari->. Acessado em: 20 de setembro de 2021.
VIAGENS E ROTAS – DESTINO. Conheça o Festival do Çairé: fé e folclore que encanta em Alter do Chão (Pará), 30 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.viagenserotas.com.br/2019/09/conheca-o-festival-do-caire-fe-e-folclore- que-encanta-em-alter-do-chao-para/. Acessado em: 20 de setembro de 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Moisés Daniel de Sousa dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

