SENSORIAMENTO REMOTO POR RADAR A NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS E SOLUÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7768

Resumen

No hay nada intuitivo en las propiedades físicas de las microondas ni en el principio de adquisición de imágenes por radar de apertura sintética, por lo que la teledetección radar no puede enseñarse sin un mínimo de conocimientos matemáticos y físicos. Se aborda el reto de la enseñanza de la teledetección radar y se presenta el programa de formación establecido por la UFPA a partir de la experiencia previa del autor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laurent Polidori, Universidade Federal do Pará

Graduação em engenharia cartográfica (1987), concluiu mestrado em fisica (1987), doutorado em geociências (1991) e habilitação a dirigir pesquisas (equivalente a "livre docencia", 2001) pela universidade de Paris. Tem experiência em sensoriamento remoto e fotogrametria, com aplicações en geociências, ciências ambientais e fundiárias. Foi pesquisador na industria espacial (Aérospatiale, Cannes, França, 1991-1999) e na pesquisa ambiental (IRD, Cayenne, Guiana francesa, 1999-2006). Foi professor titular no CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris, França, 2007-2015), onde foi diretor da ESGT (instituição de ensino e pesquisa em cartografia e agrimensura), e criou e dirigiu o GeF (laboratorio de pesquisa em ciências cartográficas e fundiárias). Foi transferido ao CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) como pesquisador titular, diretor do CESBIO (Centro de estudos espaciais da biosfera, Toulouse, França, 2016-2020). Desde 2021 é professor titular no CNAM em licença sem vencimento, e professor visitante na UFPA (Belém). 

Publicado

03/05/2024

Artículos más leídos del mismo autor/a