SEXUALIDADES DISSIDENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS E CHILENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i2.5608

Palavras-chave:

Espaço Escolar. Sexualidades Dissidentes. Brasil. Chile.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre as experiências de Chile e Brasil no espaço das escolas, nas vivências homossexuais. Embora, nos últimos anos, os debates sobre as sexualidades tenham sido ampliados nas distintas instâncias do saber, tal temática ainda é marginalizada, ou se quisermos refinar mais o discurso, diríamos, estrategicamente, posicionada e apresentada como tabu na ciência geográfica. No espaço escolar, essa discussão é rotineiramente associada ao proibido e a algo que deve ser limitado ao âmbito privado, sob pena de deturpar a pretensa harmonia das salas de aula. Nesse contexto, esse trabalho tem o objetivo de discutir e questionar, de modo geral, as formas como são tratadas, invisibilizadas e demonizadas as sexualidades que não se encaixam na perspectiva heteronormativa. Os espaços onde fizemos a pesquisa são escolas do Brasil e Chile. Para tanto, utilizaremos como diretriz a revisão de literatura que versam sobre a temática, além de relatos de experiência.

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Biografia do Autor

Rogério Nogueira de Mesquita, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia

Doutorando e Mestre em Geografia (Geografia Humana), ambos pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-graduado em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2019) e em Educação Especial e Inclusiva, pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2017). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2015). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGÊNERO. Possui experiência com o Ensino Rural, através do Programa Asas da Florestania (Acre), para Comunidades Rurais de difícil acesso, além de experiência nas redes: Federal e Privada de Ensino Básico. Pesquisa principalmente nas áreas de Geografia de Gênero, Sexualidades, Ruralidades e Ensino de Geografia.

Martin Ignácio Torres Rodriguez, Universidad de Chile

Possui graduação em Geografia - Universidad de Chile (2009). Atuando principalmente na área social, posteriormente com um interesse na área do gênero trabalhando com os seguintes temas: transexualidade, gênero, sexualidade, espaços urbanos, cidade, Santiago de Chile e sociabilização. Mestre em geografia na Universidade Estadual Paulista (2012), com a orientação do Professor Doutor Raul Guimarães. Possui especialização em gênero e feminismo na Universidade Central de Santiago do Chile (2015). Aluno aceito para o doutorado com projeto de teses na orientação da Professora Doutora Joseli Maria Silva, o quem é a coordenadora do Grupo de pesquisa GETE de Estudos Territoriais. Tem feito publicações na área do gênero, corpo, territórios, sexualidades e as diferentes formas culturais de entender as performances de gênero e os espaços. Membro do observatório do gênero e direito humanos no Chile, possui uma rede de população LGBTTI ao redor do mundo outorgando assim as possibilidades de contatar diferentes realidades geográficas em torno as linhas de pesquisa objeto.

Maria das Graças Silva Nascimento Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG -PR. Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo , da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino -Americana - REGGILA.

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Publicado

03/11/2020

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