As Antigas que Dizem Pedagogia Ancestral de Mulheres Negras Quilombolas

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Joana Carmen do Nascimento Machado

Resumo

Esta pesquisa aborda a organização política de Mulheres Negras do Território Quilombola do Rio Jambuaçu-Moju/PA e a afirmação do poder feminino nesse Território, cuja centralidade está na dimensão educativa evidenciada no processo de retorno às formas de organização e lutas ancestrais de tais mulheres. O principal objetivo desta investigação é identificar e compreender as estratégias elaboradas por Mulheres Negras Quilombolas para estabelecimento do Poder Feminino nas comunidades nas quais estão inseridas. Para tanto, foram analisados os fatores apontados como determinantes para a tomada de consciência do recorte racial e de gênero, na trajetória pessoal e política dessas mulheres, bem como os processos educativos – formadores – e os saberes neles construídos. Tais saberes são compreendidos, neste trabalho, como pedagogias ancestrais transgressoras aprendidas, formuladas e utilizadas pelas Mulheres Negras Quilombolas nos contextos sociais e políticos pelos quais passaram. Em um processo de tensão, avanços e lutas, as mulheres negras entrevistadas assumiram um importante papel político no interior do movimento de defesa e manutenção do Território frente ao avanço do capital agromineral na região. A Escrevivencia foi a metodologia utilizada para dar corpo às narrativas outras produzidas pelas sujeitas que dialogicamente ensinam por meio de outras pedagogias, a dos desafios vividos por tais mulheres no trato político e pessoal da diferença entre os diferentes, no interior dos Movimentos Sociais de caráter indenitário. É nesse processo complexo que elas constroem e reconstroem suas pedagogias.

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Como Citar
Machado, J. C. do N. (2023). As Antigas que Dizem: Pedagogia Ancestral de Mulheres Negras Quilombolas. Afros & Amazônicos, 2(6), 44–59. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/7000
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joana Carmen do Nascimento Machado, Rede Estadual de Educação do Pará (Seduc/PA)

Militante do Movimento Negro, ligada ao Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA), Coordenadora Executiva da Rede FULANAS de Mulheres Negras da Amazônia Brasileira, Professora da Rede Estadual de Educação do Pará (Seduc/PA). Tem formação inicial em Letras e Artes, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Saberes Africanos e Afro-Brasileiros com foco na implementação da lei 10.639/09, pela UFPA, Mestre em Educação pela UFPA e Doutora em Educação pela UFPA.

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