Pluriidentidades em Ilha de Maré Por Outra Lógica Possível para a Educação Escolar quilombola

Conteúdo do artigo principal

Noliene Silva de Oliveira

Resumo

O presente artigo busca analisar a Educação Escolar Quilombola nas escolas “ditas” quilombolas em Ilha de Maré, Salvador, Bahia. Através da discussão entabulada pelos docentes, apoiado na análise de seus discursos, complementado com revisão bibliográfica, o artigo mostra breve contexto da Ilha de Maré e procura compreender como os discursos apoiados nas lógicas da representação identitária interferem e constroem conflitos entre os habitantes da Ilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, N. S. de. (2021). Pluriidentidades em Ilha de Maré: Por Outra Lógica Possível para a Educação Escolar quilombola. Afros & Amazônicos, 2(4), 95–104. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/6997
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Noliene Silva de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduação em História (2001) pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Mestra em História (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Referências

BRASIL, BAHIA, ILHA DE MARÉ. Bahia Meu Amor. Governo do Estado da Bahia. BahiaTursa. 6º vídeo da série. 2019.

BRASIL, BAHIA, ILHA DE MARÉ. Bahia Meu Amor. Governo do Estado da Bahia. BahiaTursa. 8º vídeo da série. 2019.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. vol. 1. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

HAMPATÊ BÁ, Amadou. Educação Tradicional na África. Tradução de Daniela Moreau (texto originalmente editado em francês como capítulo do livro Aspects de la Civilization Africaine, Paris, ed. Présence Africaine, 1972 e publicado em português na revista THOT n. 64, 1997).

JORNAL CORREIO. Albinos da Ilha De Maré. Canal do Jornal Correio. Disponível em: https://www.youtube.com. Acesso em: 10 set. 2018.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. Discutindo conceitos: “raça”, “diáspora”, “identidade” e História da África no Brasil. In: LIMA, Ivaldo Marciano de França. Representações da África no Brasil: novas interpretações. Recife: Bagaço, 2018.

OLIVEIRA, Noliene Silva de. A Educação Escolar Quilombola: as representações de marcador identitário em Ilha de Maré. In: SANTOS, Roberto Carlos; CARMO, Maria de Fátima Boa Morte do; JESUS, Hélia Regina Mesquita de (org.). Diálogos Plurais: produção de conhecimento em história e cultura afro-brasileira e indígena. São Paulo: Literáfrica, 2021.

OLIVEIRA, Noliene Silva de. Dissertação (Mestrado) – no prelo. Universidade do Estado da Bahia: BA. Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras /PPGEAFIN. 2020.

OLIVEIRA, Noliene Silva de. Representações e Discursos de Quilombo, realidade pluriidentitária: a Escola Municipal da Comunidade de Praia Grande/Ilha de Maré.

SDI – UE/BA (Supervisão de Disseminação de Informações Unidade Estadual do IBGE na Bahia). Desigualdades por cor ou raça em salvador, “segundo o IBGE”. Abril de 2019.

SDI-BA (Supervisão de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia). Correspondência Privada – Email. Salvador, 2021.

SUCOM-BA. PPDU por zoneamento . Disponível em: http://www.sucom.ba.gov.br. Acesso em: 02 jan. 2019.