Os Jogos Tradicionais da Huíla: Patrimônio Cultural na Voz de Crianças e Adultos

Contenu principal de l'article

Hélder Rodrigues Maiunga

Résumé

O presente trabalho tem como objectivo fazer uma reflexão sobre os jogos tradicionais da Huíla – patrimônio cultural na voz de crianças e adultos. A pesquisa é de natureza qualitativa, a entrevista semiestruturada foi a metodologia utilizada na recolha de dados no terreno, aplicados a Professores, Reformados e alunos, da Província da Huíla (Angola) com questões sobre os jogos tradicionais. Com a pesquisa concluímos que, os jogos tradicionais colocam as crianças em situações reais nas quais se vêm confrontadas com a necessidade extrema de resolver problemas individuais de espaço, tempo e com o próprio corpo, do mesmo modo em que se interpõem na resolução de problemas umas com as outras, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração, ensinando-as a agir corretamente em uma determinada situação, estimulando sua capacidade de discernimento; servem  de instrumentos pedagógicos, pois desenvolvem regras de comportamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Maiunga, H. R. (2020). Os Jogos Tradicionais da Huíla: Patrimônio Cultural na Voz de Crianças e Adultos. Afros & Amazônicos, 1(1), 66–75. Consulté à l’adresse https://periodicos.unir.br/index.php/afroseamazonicos/article/view/5671
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

Hélder Rodrigues Maiunga, Professor do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla, Angola).

Professor do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla, Angola). Doutor em Educação pela Universidade da Beira Interior-UBI-Portugal.

Références

ANGELI, R.; DA SILVA. A importância do lúdico na educação infantil. Caderno Intersaberes. vol. 2, n.1, p. 54-66. jul. – dez. 2013.

BARBOSA, A. A Relação e a Comunicação Interpessoais entre o Supervisor Pedagógico e o Aluno Estagiário: Um Estudo de Caso. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação: especialidade em Supervisão Pedagógica. 2012.

BERNADES, E. Jogos e Brincadeiras: ontem e hoje. Caderno de História da Educação. nº. 4-jan/dez. 2005.

BERNADES, E. Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela História. Uberlandia-MG. UFU, 2006.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BURGUÉS, P.; RIBAS, J. et al. Os jogos Tradicionais no Mundo: Associações e Possibilidades. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.2, jun, 2011.

COIMBRA, A. O papel dos jogos tradicionais como actividades lúdicas e educacionais. Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Porto, 2007.

COSTA, S. O Jogo Popular e sua Importância em contexto do 1ºCiclo do Ensino Básico. Relatório de Estágio. Vila Real. 2012.

CUNHA, A. Importância das actividades lúdicas na criança com Hiperatividade e Défice de Atenção segundo a perspectiva dos professores. Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, 2012.

FALKEMBACH, G. Lúdico e os jogos educacionais. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br. Acesso em: 24 de abril de 2013.

IGEA, D.; AGUSTIN, J.; BELTRÁN, A.; MARTIN, A. Técnicas de Investigación en Ciencias Sociales. Madrid: Dykinson, 1995.

LAVEGA, P. Jogos esportivos tradicionais e saúde social. Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC), Universidad de Lleida, España, 2006.

KISHIMOTO, T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

OLIVEIRA, C. A importância dos jogos e brincadeiras como métodos de aprendizagem da educação Física para a socialização da criança. Tese de licenciatura Faculdade de Educação Física. Planaltina, Julho de 2012.

SILVA, C. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: Descrição e aplicação do método. , n. 1, p. 70-81, 2005.

SILVA, J. e SAMPAIO T. Jogos tradicionais: reprodução, ampliação, transformação e criação da cultura corporal do movimento. Artigo. Revista Ciência e Movimento. Ed. Universa, 2011.

TUCKMAN, B. Manual de Investigação em Educação- Como Conceber e Realizar o Processo de Investigação em Educação. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

VILA NOVA, J. Os jogos tradicionais na construção dos mundos sociais da infância. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro, 2009.