ESTUDO DE CASO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO REMOTO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE GUAJARÁ-MIRIM-RO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

Os acontecimentos do pós-guerra geraram a regeneração da sociedade nos anos 1960 ocorrendo um crescimento econômico e industrial oportunizando à reflexão sobre o meio ambiente. Assim, a Educação Ambiental (EA) torna-se uma prática essencial para a sociedade como um todo. Esta pesquisa buscou investigar, analisar e compreender as concepções dos professores das escolas públicas estaduais Capitão Godoy e Paulo Saldanha da cidade de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, em relação ao seu conhecimento a respeito do meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. O estudo aqui apresentado utilizou-se da análise documental e aplicação de questionários, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de modo a inferir sobre seus efeitos, quanto ao entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. Também foi realizado um levantamento bibliográfico, com referências que demonstraram o estado da arte da produção acadêmica a respeito da EA. Assim, a bibliografia foi relacionada aos dados empíricos coletados, e, a partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.

Biografia do Autor

  • Joana de Souza Costa, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Bacharela em Gestão Ambiental pelo Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim.

  • Luciana Riça Mourão Borges, Fundação Universidade Federal de Rondônia
    Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2005-2009). Mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - PPGH/FFLCH/USP (2009-2012; 2013-2018). Docente no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DACE/UNIR/Campus de Guajará-Mirim). Ênfase em estudos sobre dinâmicas ocorridas na Amazônia em função de políticas territoriais de infraestrutura e grandes projetos, e os conflitos ocorridos nesse território envolvendo Estado, capital e a sociedade civil. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Estado, Território e Infraestrutura na Fronteira Amazônica (GEPE-Infra) e vice-líder do Centro de Estudos e Pesquisa do Humanismo Ikeda (CEPHIK). Integrante do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), do Grupo Espaço e Poder do IPPUR/UFRJ, do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - (GTGA/DGEO/UNIR) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA/UNIR-GM). Assessora científica do Instituto Soka Amazônia de Pesquisas e Estudos Ambientais (ISA). 

Downloads

Publicado

14/01/2023