ESTUDO DE CASO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO REMOTO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE GUAJARÁ-MIRIM-RO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Resumo

Os acontecimentos do pós-guerra geraram a regeneração da sociedade nos anos 1960 ocorrendo um crescimento econômico e industrial oportunizando à reflexão sobre o meio ambiente. Assim, a Educação Ambiental (EA) torna-se uma prática essencial para a sociedade como um todo. Esta pesquisa buscou investigar, analisar e compreender as concepções dos professores das escolas públicas estaduais Capitão Godoy e Paulo Saldanha da cidade de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, em relação ao seu conhecimento a respeito do meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. O estudo aqui apresentado utilizou-se da análise documental e aplicação de questionários, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de modo a inferir sobre seus efeitos, quanto ao entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. Também foi realizado um levantamento bibliográfico, com referências que demonstraram o estado da arte da produção acadêmica a respeito da EA. Assim, a bibliografia foi relacionada aos dados empíricos coletados, e, a partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana de Souza Costa, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Bacharela em Gestão Ambiental pelo Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Guajará-Mirim.

Luciana Riça Mourão Borges, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2005-2009). Mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - PPGH/FFLCH/USP (2009-2012; 2013-2018). Docente no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Guajará-Mirim da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DACE/UNIR/Campus de Guajará-Mirim). Ênfase em estudos sobre dinâmicas ocorridas na Amazônia em função de políticas territoriais de infraestrutura e grandes projetos, e os conflitos ocorridos nesse território envolvendo Estado, capital e a sociedade civil. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Estado, Território e Infraestrutura na Fronteira Amazônica (GEPE-Infra) e vice-líder do Centro de Estudos e Pesquisa do Humanismo Ikeda (CEPHIK). Integrante do Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade" do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), do Grupo Espaço e Poder do IPPUR/UFRJ, do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - (GTGA/DGEO/UNIR) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA/UNIR-GM). Assessora científica do Instituto Soka Amazônia de Pesquisas e Estudos Ambientais (ISA). 

Downloads

Publicado

14/01/2023