EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLA INDÍGENA DO BRASIL E BOLÍVIA:

a perspectiva docente

Autores/as

  • Joana do Nascimento da Silva Melo Universidade Federal de Rondônia
  • Adriele do Nascimento Melo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
  • Natália Macedo Nunes Universidade Rural do Rio de Janeiro

Resumen

Este estudo discute de como é trabalhada a Educação Física nos anos iniciais em escolas indígenas no Brasil e na Bolívia, a partir da percepção dos docentes. Para a pesquisa em questão, foi utilizado um questionário semi – estruturado contendo seis perguntas para os professores, referentes às a atuação da Educação Física nos anos inicias. Com isso, obteve se como resultado, que a escola indígena do Brasil, não há necessidade de aplicar a Educação Física, pois relatam que os alunos já praticam atividades físicas de forma indireta em sua recreação e cultura e que em algumas de suas aulas são de forma dinâmica e lúdica. Por outro lado, a escola indígena da Bolívia, segue o mesmo raciocínio, no entanto, acrescentam a Educação Física nos anos iniciais na escola conforme é ofertado no currículo urbano. Pois, menciona a importância da relação entre teoria e prática da Educação Física no processo de ensino e aprendizado na aldeia. 

Palavras-chave: anos iniciais; educação física; escola indígena; professores. 

Biografía del autor/a

  • Joana do Nascimento da Silva Melo, Universidade Federal de Rondônia

    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas -GEIFA.

     

     

     

  • Adriele do Nascimento Melo, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

    Graduanda do Curso de Educação Física do Instituto Federal Goiano-Campus Urutaí.

     

     

     

  • Natália Macedo Nunes, Universidade Rural do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Rural do Rio de Janeiro.

     

     

     

     

Publicado

31/07/2024