Emmanuel Marinho: metapoesia e outras metas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.1.5686

Palavras-chave:

Poesia brasileira contemporânea. Metapoesia. Emmanuel Marinho. Caixa de Poemas.

Resumo

Investigam-se, neste trabalho, como são construídos os processos de metalinguagem nos poemas do escritor sul-mato-grossense Emmanuel Marinho, na obra Caixa de Poemas, de 1997. O poeta utiliza-se de procedimentos metapoéticos tanto no conteúdo quanto nas estruturas formais de sua poesia, a fim de engendrar reflexões sobre a essência e a importância da poesia. São analisados os aspectos estilísticos e estruturais que emolduram sua escrita, ressaltando os experimentalismos e a luta na e com a linguagem poética. Com relação aos conceitos referentes à metalinguagem, são abordadas as proposições de Roman Jakobson em Linguística e Comunicação (1989) e de Samira Chalhub em Metalinguagem (1997). Quanto aos aspectos referentes à periodização histórica e literária, foram tomadas como referências: Palestra sobre lírica e sociedade (2003), de Theodor Adorno; a obra Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio (2007), de Fredric Jameson; e o capítulo de Walter Benjamin intitulado “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução” (1983).

 

ABSTRACT

This work investigates how metalanguage processes are constructed in the poems of the writer from Mato Grosso do Sul Emmanuel Marinho, in the work Caixa de Poemas, from 1997. The poet uses metapoetic procedures both in the content and in the formal structures of his poetry in order to engender reflections on the essence and importance of poetry, in a technological and capitalist society. The stylistic and structural aspects that frame his writing are analyzed, highlighting the experimentalisms and the struggle in and with poetic language. Regarding the concepts related to metalanguage, the propositions of Roman Jakobson in Linguistics and Communication (1989) and Samira Chalhub in Metalinguagem (1997) are addressed. As for the aspects related to historical and literary periodization, the following were taken as references: Lecture on lyric and society (2003), by Theodor Adorno; the book Postmodernism: the cultural logic of late capitalism (2007), by Fredric Jameson; and Walter Benjamin's chapter entitled “The work of art at the time of its reproduction techniques” (1983).

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Biografia do Autor

Stelamaris da Silva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras - Habilitação Português/ Espanhol e suas Literaturas pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - PPGEL, da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, orientada pelo Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos. Desde a graduação se dedica à pesquisa sobre a poesia de Emmanuel Marinho.

 

Wellington Furtado Ramos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC).

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Publicado

15/05/2021

Como Citar

Ferreira, S. da S., & Ramos, W. F. (2021). Emmanuel Marinho: metapoesia e outras metas. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 14(1). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.14.n.1.5686