As fronteiras da arte se expandem

A menstruação de Valter Hugo Mãe de Carla Diacov

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.3.7290

Palavras-chave:

Arte, Poesia brasileira, Ilustração, Carla Diacov, Valter Hugo Mãe

Resumo

É bastante conflitante qualquer tentativa de analisar a poesia contemporânea devido à nossa aproximação com o período e com as produções que estão presentes em nosso cotidiano. No decorrer deste artigo abordaremos questões pertinentes acerca da poesia contemporânea e tentaremos compreender a produção da artista e poeta Carla Diacov, em seu livro A menstruação de Valter Hugo Mãe, publicado em 2017, que além dos poemas contém ilustrações e uma transcrição de uma conversa com Valter Hugo Mãe, autor português reconhecido pela sua narrativa prosaica e potente. Tendo como eixo da pesquisa os poemas de Carla Diacov, faremos um percurso sobre as suas influências literárias, dando um enfoque para as ilustrações da artista, que possuem uma energia ativa na composição do livro, transparecendo a gestualidade e representatividade à sua produção. Além das análises das obras, nos apoiaremos no referencial teórico acerca do campo expandido e da intermidialidade para compreender o cruzamento entre os textos visuais e poéticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Editora Argos. 2009.

BERGAMASCO, A. S. A representação da mulher e da sua sexualidade na literatura de autoria feminina contemporânea. Simpósio Internacional da Educação Sexual: Feminismos, identidades de gênero e políticas públicas. Universidade Estadual de Maringá, 2015.

DIACOV, Carla. A menstruação de Valter Hugo Mãe. Editora Casa Mãe. Caxinas, Vila do Conde. setembro de 2017

DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas. Lisboa: KKYM, 2015.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014.

MÃE, Valter Hugo. o remorso de baltazar serapião. 2 ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2018.

RAMAZZINA GHIRARDI, Ana Luiza. RAJEWSKY, Irina. DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução. Revista Letras Raras, v. 9, n. 3, p. 11-23, ago. 2020.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34; 2ª edição, 2009.

RIBEIRO, L. C. A. “Amanhã alguém morre no samba” - O ser feminino entre o corpo e as representações contemporâneas. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13 th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017.

Downloads

Publicado

31/03/2023

Como Citar

Vouto da Fonseca, C. L., & Prates dos Santos, L. (2023). As fronteiras da arte se expandem: A menstruação de Valter Hugo Mãe de Carla Diacov. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(3), 35–50. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.3.7290

Edição

Seção

Dossiê Mutações Literárias: reconfigurações da literatura brasileira contemporânea (2010 ao presente)