O discurso de resistência em “Curso Superior”, de Marcelino Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.6963

Palavras-chave:

Marcelino Freire, Colonialidade do Poder, Decolonialidade, Descolonização

Resumo

Este artigo investiga o conto “Curso Superior” da Coletânea Contos Negreiros (2005), de Marcelino Freire, para verificar a forma que o conto se ocupa das problemáticas acerca da subalternidade, outremização e marginalização, imersas no discurso de resistência. A proposta consiste em analisar os traços deixados pela colonização ainda presentes na sociedade pós-moderna, os conceitos de “Colonialidade do Poder” (QUIJANO, 2005) e de “Decolonialidade” (MIGNOLO, 2003). Para tanto, serão utilizados como suporte as tendências críticas comparadas e culturais: pós-modernismo e pós-colonialismo, para subsidiar o firmamento de um elo entre o discurso empregado no conto e a busca pela descolonização das mentes.

 

Palavras-chave: Marcelino Freire; Colonialidade do Poder; Decolonialidade; Descolonização.

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Publicado

21/04/2023

Como Citar

Silva dos Santos, M. M. (2023). O discurso de resistência em “Curso Superior”, de Marcelino Freire. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 4–14. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.6963