Literatura infantil

a modernidade e a poesia adulta como tradição do novo em O Sonho: Maria Pão Doce Frito, de Ricardo Araújo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7073

Palavras-chave:

Literatura infantil, Poesia nova, Tradição do novo, Contemporaneidade

Resumo

A literatura infantil ganha cada vez mais espaço no cenário formativo e cognitivo da criança. A obra literária dotada de literariedade por uma linguagem carregada de imagens poéticas e ilustrações permite a inserção do pequeno leitor no mundo da escrita e do saber reflexivo. Na contemporaneidade, a forma e o conteúdo tendem a afastar o texto do conceito e da função pedagógica para aproximá-lo da estética ao fundir a tradição canônica e a expressão latino-americana na edificação da nova poesia. A análise aqui nos instiga a direcionar o nosso olhar para o modo de como as palavras e os desenhos estão consubstanciadas pelo processo da criação intertextual e da transposição intersemiótica ao retornar as vanguardas surrealista, cubista, concretista e a música brasileira como novidade unificada ao campo do prazer e da fruição estética. É possível compreender essa arquitextualidade na escritura pela ruptura e sua afirmação no novo através de um viés estético-fenomenológico da materialidade estilística do poema e o da tradição visto que, ao buscar o universo literário adulto e sustentá-lo na poética infantil, a criança é instigada a ser um leitor de literatura.

Palavras-chave: Literatura infantil. Poesia nova. Tradição do novo. Contemporaneidade.           

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, GIORGIO. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ARAÚJO, Ricardo. O sonho: Maria Pão Doce Frito. 1. ed. Ilustração de José Roberto Aguilar. São Paulo: Musa, 2020.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

CRUZ, Gastão. Nova poesia e poesia nova. In: Relâmpago Revista de Poesia, n° 12, vol. 4, 2003.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. 7. ed. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminações nas poéticas contemporâneas. 9. ed. Tradução de Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2007.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. 2. ed. Tradução de Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Letras, 2006.

GIL, Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HUNT, Peter. Definição de literatura infantil. In: Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosaf Naify, 2010, p. 75-101.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. 4. ed. Tradução de Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix. 1970.

JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor: textos de estéticas da recepção. 2 ed. Tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p. 67-84.

KANDINSKY, Wassily. Olhar no Passado. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: UNESP, 2019.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: Tomo I. Tradução de Constança Marcondes Cesar. Campinas-SP: Papirus, 1994.

ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. 1. ed. Tradutor de Cesar Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974.

TYNIANOV, J. A noção de construção. Da evolução literária. In: Teoria da literatura: formalistas russos. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1970, p. 99-118.

Downloads

Publicado

21/04/2023

Como Citar

Castro, J. C. F. de. (2023). Literatura infantil: a modernidade e a poesia adulta como tradição do novo em O Sonho: Maria Pão Doce Frito, de Ricardo Araújo. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 78–96. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7073