Entre o local e o universal

processos de transculturação no conto O homem que matou as fadas, de Loureiro Júnior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7340

Palavras-chave:

Local, Universal, Transculturação, Mestiçagem, Heterogeneidade

Resumo

Este texto apresenta uma leitura do conto O homem que matou as fadas, presente na obra A festa dos mortos, do escritor paraense João Pereira Loureiro Júnior (2012), com o finalidade de identificar elementos regionais e universais na narrativa, a partir da perspectiva de transculturação narrativa, bem como analisar se os processos de transculturação, as trocas simbólicas e culturais que operam no texto culminam em uma linguagem que contemple uma estética heterogênea ou em uma dialética mestiça. Para tanto, foram considerados os três níveis de transculturação: o linguístico, o da estruturação literária e o da cosmovisão. A análise se fundamenta na crítica literária latino-americana e nos estudos culturais, recorrendo a trabalhos de autores como Loureiro (2015), Rama (1975 - 1982), Polar (2000) e Bueno (1986), entre outros. Desta análise, concluiu-se que: o autor pôs lado a lado os imaginários amazônico e europeu na composição da tessitura narrativa, sem ordem de prioridade entre ambas; o narrador evidenciado no texto não adere a uma ideologia submissa, em que o dominador tem a legitimação do discurso; as trocas simbólicas e culturais que operam dentro do conto analisado culminaram em uma linguagem e uma estética heterogênea, que provocam deslocamentos de ideias e de valores preconcebidos.

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Publicado

21/04/2023

Como Citar

Tacaná, C. F., & Silva, A. G. dos S. (2023). Entre o local e o universal: processos de transculturação no conto O homem que matou as fadas, de Loureiro Júnior. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 163–187. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7340