A circulação literária e cultural em Urihi: nossa terra, nossa floresta, de Devair Fiorotti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.1.7612

Palavras-chave:

Circulação, Roraima, Temática Indígena

Resumo

O sistema literário de Roraima é incipiente se comparado aos grandes centros culturais do País. Justamente por sua curta trajetória, notamos a necessidade de estudar os processos de circulação literária e cultural na formação da literatura local. A partir dessa necessidade e de muitas leituras sobre circulação, surge a proposta de pesquisar as incorporações presentes na literatura construída em Roraima, especificamente em Urihi: nossa terra, nossa floresta (2017), de Devair Antônio Fiorotti. Assim, o percurso que desejamos traçar é composto de vários questionamentos e um dos principais é identificar os produtos culturais e literários inseridos em Urihi. Diante do exposto, resta-nos reconhecer a complexidade que envolve o trabalho de pesquisar as transferências literárias e, como salienta Jobim (2020): não considerar somente os sentidos que os elementos importados tinham em seus locais de origem, e sim enfatizar os significados que tais elementos constroem em seus novos contextos. Dessa maneira, nossa caminhada delimita-se na busca por indícios que nos revelem os elementos em circulação a partir de uma narrativa local com temática indigenista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

CARVALHO, Fábio Almeida de. Descentralização da vida literária: Teoria, Crítica e Autoria em tempos de diversidade. Rio de Janeiro: Makunaima; Boa Vista, RJ: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2021.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FEITOSA, Suênia Kdidija de Araújo. Recepção do Movimento Roraimeira: identificação, apropriação e construção identitária. Dissertação de Mestrado. PPGL-UFRR, Boa Vista, RR,2014.

FIOROTTI, Devair. Urihi: nossa terra, nossa floresta. São Paulo: Patuá, 2017.

FIOROTTI, Sonyellen F. F. Dedicatória “Devair Fiorotti”. In Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequências sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva / Fábio Almeida de Carvalho; Roberto Mibielli; Edgar Borges, Organizadores. – Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

JOBIM, José Luís. Senso comum e conceito de literatura. Aula no curso sobre Conceitos fundamentais nos estudos literários, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Universidade Federal Fluminense, 2021.

JOBIM, José Luís. Literatura comparada e literatura brasileira: circulações e representações [livro eletrônico]- Rio de Janeiro: Makunaima; Boa Vista, RJ: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2020.

JOBIM, José Luís. A Poética do Fundamento: ensaios de Teoria e História da Literatura. Niterói: EDUFF, 1996.

JOBIM, José Luís. (Org.). Palavras da Crítica. Rio de Janeiro: Imago Edi., 1992.

LONGXI, Zhang. The Yet Unknown World Literature. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 32, 2017.

OLIVEIRA, Rafael da Silva; WANKLER, Cátia Monteiro; SOUZA, Carla Monteiro. Identidade e Poesia Musicada: Panorama do Movimento Roraimeira a partir da cidade de Boa Vista como uma das Fontes de Inspiração. Revista Acta Geográfica (UFRR), ano iii, n°6, jul./dez. de 2009. p.27-37.

Downloads

Publicado

03/10/2023

Como Citar

de Araújo Feitosa, S. K., & Mibielli, R. (2023). A circulação literária e cultural em Urihi: nossa terra, nossa floresta, de Devair Fiorotti. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(1), 23–38. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.1.7612