As narrativas do Curupira da comunidade de Nazaré
DOI:
https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.18.n.01.8699Palavras-chave:
Curupira, Encantados, Tradição Oral, Cultura Amazônica, Comunidade RibeirinhaResumo
Este estudo objetiva analisar as narrativas e representações do Curupira na comunidade ribeirinha de Nazaré, situada às margens do Rio Madeira, no estado de Rondônia. Para isso, o objeto de estudo é formado pelos registros presentes na obra Mito e identidade em Nazaré – RO (2020), de Simone Norberto, e pelo texto e pintura em tela de autoria do artista Zezinho Nogueira, presentes na Casa de Cultura Guerreiros da Amazônia, um centro de preservação da memória e cultura localizado na comunidade de Nazaré. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa e interpretativa, fundamentada na análise das narrativas que compõem o objeto de pesquisa. Para isso, foram utilizados os aportes teóricos de João de Jesus Paes Loureiro (2015) e Raymundo Heraldo Maués (2012), para formar uma concepção de encantados e das culturas ribeirinhas amazônicas, como a de Nazaré. As análises são conduzidas com base nos ensinamentos de Paul Zumthor (1993) sobre a oralidade. As contribuições do folclorista Câmara Cascudo (1998) foram utilizadas como referencial histórico das narrativas sobre o Curupira, no entanto, este estudo rejeita a fixação de uma classificação folclórica das narrativas analisadas. Os resultados apontam para uma presença indelével das narrativas do Curupira na memória coletiva e na vivência cotidiana da comunidade.
Referências
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.
HERALDO MAUÉS, Raymundo. O simbolismo e o boto na Amazônia: religiosidade, religião, identidade. História Oral, [S. l.], v. 9, n. 1, 2012. DOI: 10.51880/ho.v9i1.187. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/187. Acesso em: 27 fev. 2025.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: Uma Poética do Imaginário. Belém: Valer, 2015.
NOGUEIRA, Zezinho. O Curupira. Localização: Casa da Cultura Guerreiros da Amazônia. Porto Velho, Rondônia Fotografia de Matheus Pedrosa, 2024.
Norberto, Simone. Mito e identidade em Nazaré – RO: uma leitura pós-colonial das manifestações culturais de uma comunidade ribeirinha. 1ª ed. Porto Velho: Temática, 2020.
YAMÃ, Yaguarê. Urutópiag: A espiritualidade Amazônica. 3ª ed. Lorena: Uk’a, 2023.
Zumthor, Paul. A Letra e a voz: a literatura medieval. Tradução: Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.