Da leitura do livro à leitura da cultura

Práticas de leitura de duas professoras acreanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.6970

Palavras-chave:

Leitura, Ser professora, Leitura do mundo

Resumo

Jogamos luz sobre dois mundos: o mundo da leitura de duas professoras. Maria Ana Morais e Abijicélia Shanenawa (Matsiani). A intenção é buscar uma compreensão do sentido de ser professora e, mais especificamente, professora leitora. A metodologia é a da entrevista com a professora Matsiani e a memória da formação da professora Maria Ana. Tomamos como base teórica Freire (2004), Gallois (2000) e Hall (2016). Concluiu-se que a concepção de leitura da professora Maria Ana está muito vinculada à ideia do livro, o leitor como alguém que tem acesso e lê livros. Já a professora Matsiani transita entre a leitura da palavra e a leitura do mundo. O que se manifesta para a professora Maria Ana Morais como algo essencial (o livro escrito e publicado) e mostra sua importância atenuada frente a tudo que está a sua volta, não tem o mesmo valor dentro da cultura vivida por Matsiani, que traz na tradição a leitura oral enraizada em seus corpos e mentes. Observa-se, no entanto, que há muito significado implícito nessa relação, mas não temos como comparar e estabelecer juízo de valor entre a história de leitura de professoras diferentes que convivem com dois mundos igualmente diversos.

 

 

 

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Referências

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Publicado

21/04/2023

Como Citar

da Silva Morais Lima, M. A., Brandão da Silva Shanenawa , M. A., & Morais Lima, S. (2023). Da leitura do livro à leitura da cultura: Práticas de leitura de duas professoras acreanas. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 231–246. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.6970