RELAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS DE LEITURAS

Authors

  • Sâmia Maria Ferreira de Araújo
  • Paulo Kleber Borges da Silva
  • Maria Lúzia Ferreira Santos
  • Lilian Maria Moser

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2421

Keywords:

PNAIC. Alfabetização científica. Práticas de leituras

Abstract

O artigo objetiva a analisar a relação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, considerando as práticas de leituras, para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental. O objetivo foi orientado pelo problema: qual a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, considerando as práticas de leituras, para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental? Foi realizada pesquisa qualitativa teórica e de campo. Para a coleta de informações, foi utilizada entrevista semiestruturada junto às professoras supervisoras e bolsistas do projeto PIBID/UNIR/CGM/Letras e Pedagogia “Alfabetização Científica Interdisciplinar de Leitura”, como também alunos atendidos pelo projeto e pelo PNAIC. As práticas de leituras de textos e contextos visam proporcionar aos alunos um conhecimento ampliado do seu meio social, para que sejam capazes de fazer a leitura das palavras e do mundo. Os resultados evidenciaram que a relação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a alfabetização científica, desenvolvida durante as práticas de leituras (para o desenvolvimento integral do aluno do Ensino Fundamental) é construída entre as professoras supervisoras, bolsistas e alunos, no interior do processo ensino e aprendizagem das múltiplas práticas de leituras.  

Author Biography

  • Sâmia Maria Ferreira de Araújo
    Licendiada Plena em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Published

15/01/2018

Issue

Section

ARTIGOS

How to Cite

RELAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS DE LEITURAS. (2018). Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 5(2), 33-45. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.5.n.2.2421

Similar Articles

1-10 of 368

You may also start an advanced similarity search for this article.